ECONOMIA E RENDA

Em menos de dois meses da nova gestão, a Prefeitura de Belém comemora um número significativo. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) vem chamando os permissionários das feiras e mercados da cidade para fazer o recadastramento junto ao órgão.
Além da regularização que vem sendo feita na sede da Sedcon ( Av. Dr. Freitas, 2271), os agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico também percorrem os estabelecimentos comerciais para o recadastramento itinerante, uma forma de facilitar a vida dos permissionários, para que eles não percam um dia de trabalho ao fazer a regularização presencial na Secretaria.
O resultado desse trabalho é otimista. Com o pagamento de taxas atrasadas e atualizadas de quase 300 permissionários, a Prefeitura de Belém já arrecadou R$ 278 mil, somente neste início de 2025.
“Estamos muito felizes com a repercussão do nosso trabalho junto a esses permissionários. Eles entendem a importância dessa regularização e sabem que o arrecadado pelo município irá voltar em benefícios para eles, na reforma e melhorias das feiras e mercados de Belém”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.

Recadastramento na Cremação
Desde o início de fevereiro, o recadastramento itinerante já percorreu quatro feiras de Belém. Na manhã desta terça-feira,25, os agentes da Sedcon estiveram na feira da Cremação, onde fizeram o recadastramento de 75 permissionários.
“Foi ótimo eles terem vindo aqui porque fiquei responsável em tomar conta do equipamento de venda da minha sogra, que faleceu recentemente. Agora quero regularizar tudo direitinho”, disse a permissionária Amanda Camelo, 40 anos.
Mosqueiro
Nesta quarta-feira, 26, será a primeira vez que o serviço irá até aos trabalhadores que atuam nos distritos.
Cinco mercados da ilha de Mosqueiro irão receber a visita dos agentes da Sedcon: Baía do Sol, Chapéu Virado, Vila, Maracajá e Carananduba.
Paralelo ao trabalho de recadastramento, a Sedcon, por meio do secretário André Cunha, vem percorrendo as feiras e mercados de Belém para conhecer a realidade de cada uma delas. No final da visita às 55 feiras e mercados oficiais de Belém, será feito um relatório com as necessidades de melhorias nesses estabelecimentos, que será entregue ao prefeito Igor Normando.