GESTÃO DEMOCRÁTICA



Foto:
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) realizou nesta terça-feira (25) o primeiro encontro de planejamento com gestores educacionais e coordenadores pedagógicos de Belém, que envolveu representantes das escolas do Distrito Administrativo de Mosqueiro. O grupo se reuniu na Escola Municipal Anna Barreau Menineia, no bairro do Ariramba. A programação segue até sexta-feira (28) e deve alcançar todas as escolas da capital paraense, que terão a oportunidade de contribuir para a construção das metas e ações a serem priorizadas na rede municipal de educação.
Desde o início de janeiro, a gestão da Semec tem se dedicado a realizar um diagnóstico da rede por meio do estudo de documentos, análise dados e escuta de representantes dos servidores. Inicialmente, foram ouvidas lideranças e técnicos da secretaria, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores.
A partir do diagnóstico de desafios e oportunidades, foram listados temas prioritários para o ciclo de gestão de 2025 a 2028. Agora, o objetivo é detalhar as ações a serem implementadas. Esse processo será feito de forma coletiva, em encontros de planejamento, nos quais servidores, estudantes e a sociedade civil poderão apresentar contribuições. Os primeiros públicos a participar serão gestores escolares e coordenadores pedagógicos.
“O conjunto das contribuições resultará no Planejamento Estratégico da Semec, que vai direcionar o trabalho de todos, da sede às escolas, para alcançarmos o nosso principal objetivo: garantir direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todos os estudantes da rede, com qualidade e equidade”, explica a secretária-executiva pedagógica, Beatriz Morrone.
Encontro teve a participação de 16 escolas
Em Mosqueiro, representantes de 16 escolas municipais participaram da programação que envolveu estudos, diálogos e atividades práticas em grupo. Foram debatidos temas como reorganização da sede da Semec, formação de educadores, infraestrutura e Educação Especial e Inclusiva.
“Estou muito satisfeito com o encontro, com as dinâmicas. Apesar de ser um dia inteiro, não foi cansativo. Foi bem gostoso e prazeroso. Nos deparamos com uma Semec pedagógica e humana”, disse Antenor Correa de Moraes Junior, coordenador pedagógico da Escola Municipal de Educação do Campo Maria Clemildes.
Para Beatriz Morrone, realizar o encontro em Mosqueiro fortaleceu o planejamento, que precisa considerar as diversidades da cidade. “Não podemos trabalhar apenas para escolas urbanas, do centro de Belém. Hoje, conversamos bastante sobre as necessidades específicas das escolas do campo e ribeirinhas. Considerar essas realidades é fundamental para ninguém ficar para trás”, concluiu.
Texto: Élida Miranda/Ascom Semec.