GUARDA MUNICIPAL
Começou nesta quarta-feira (26) o treinamento pedagógico para os instrutores do Projeto Anjos da Guarda, promovido pela Prefeitura de Belém através da Guarda Municipal. Dez colaboradores participam da capacitação, que busca aprimorar a atuação dos profissionais na formação socioeducativa de crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de vulnerabilidade no bairro do Tapanã.
O treinamento iniciado no Comando da Guarda Municipal de Belém no bairro do Marco, inclui palestras sobre relações humanas no ambiente de trabalho, planejamento pedagógico, elaboração de planos de aula e análise de dados estatísticos, abordando temas como frequência, evasão e desistência. Além disso, são discutidos a elaboração do plano de curso, prevenção contra a violência em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e garantias individuais, bem como a organização do trabalho pedagógico para o ano letivo de 2025.
"O projeto tem início no dia 10 de março, e nosso objetivo é retirar os jovens das ruas, oferecendo, por meio do nosso projeto, a oportunidade de transformação pela educação. Acreditamos que o conhecimento pode mudar a forma como esses jovens se relacionam com o mundo e com suas famílias. Estamos firmando uma parceria com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal, por meio da secretária Elizabete Pires, para trazer o projeto Protetor Mirim aos Anjos da Guarda. Essa iniciativa permitirá que os alunos desenvolvam um olhar mais sensível e responsável em relação ao cuidado com os animais", disse a Inspetora-Geral da GMB Elen Melo.
O Anjos da Guarda vai além da sala de aula, proporcionando aos jovens valores como civismo, disciplina e respeito. Com atividades que estimulam a cidadania, a consciência ambiental e a prática esportiva, a iniciativa ajuda a formar não apenas estudantes, mas cidadãos mais preparados para o futuro.

As atividades do Projeto Anjos da Guarda ocorrem de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã (8h às 11h30) e da tarde (13h às 16h30), sempre no contraturno escolar. A participação é gratuita e exige que a criança ou adolescente esteja regularmente matriculado na escola.
O coordenador do projeto, Paulo Faro, destaca a importância da iniciativa: "No Projeto Anjos da Guarda, trabalhamos com temas centrais como prevenção ao abuso sexual, gravidez na adolescência, combate às drogas e cidadania. Introduzimos a ordem unida para desenvolver nos jovens valores fundamentais, como respeito, disciplina e hierarquia, importante para a vida deles. Nosso projeto tem um caráter cívico, e buscamos reforçar esse aspecto diariamente. Todos os dias, entoamos o Hino Nacional, o hino do projeto e realizamos nossa oração do dia, criando um ambiente de disciplina e pertencimento."
Desde 2007, o trabalho é conduzido por guardas municipais voluntários, que dedicam tempo e conhecimento para mudar realidades.
Guarda Amigo da Escola
Além do projeto Anjos da Guarda, a prefeitura de Belém mantém o projeto Guarda Amigo da Escola, que reúne uma série de atividades lúdicas e palestras socioeducativas de combate a depredação e criminalidade, além de palestras voltadas para a conscientização sobre cidadania e proteção de direitos de crianças e adolescentes. A GMB também mantém a ronda escolar, que atua na segurança do entorno das escolas municipais. Esse serviço oferece apoio aos professores, auxílio na travessia dos alunos e mediação de conflitos, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro.