DIREITOS HUMANOS


Foto: @rayanafr/Divulgação/Circuito Mangueirosa
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu) e da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, lançou a campanha “Carnaval é de Todos, Respeito Também” no primeiro dia da programação oficial do carnaval 2025, da prefeitura, que levou milhares de foliões às ruas de Belém (PA) no último sábado (1º).
As secretarias distribuíram leques, copos, adesivos e viseiras para todos os brincantes que estavam no cortejo do Ver-o-Rio ao Porto Futuro, momento que antecede a grande programação no centro da capital paraense. A campanha "Carnaval é de Todos, Respeito Também" tem como objetivo permitir a todas e todos um carnaval seguro, sem violência e sem assédio.

A secretária municipal da Mulher em exercício, Brenda Christo, se mostrou muito feliz em realizar a campanha no primeiro dia do Carnaval, que abriu as portas para o mês de março, o mês internacional da mulher. “É muito importante esse tipo de ação, já que o Carnaval traz vulnerabilidade para as mulheres. A mulher é dona do seu próprio corpo e pode fazer o que quiser. É importante a gente ressaltar aqui, acima de tudo, que as mulheres sejam respeitadas".
Segundo a secretária de Direitos Humanos, Larissa Martins, a campanha foca na curtição da folia sem preconceitos. "Queremos conscientizar as pessoas contra o assédio, além de combater o racismo e a LGBTfobia. Vamos mostrar que é possível curtir um carnaval sem preconceitos e com tranquilidade. É isso que nós queremos e é o que a Prefeitura de Belém vai fazer para tornar possível".

O Carnaval de Belém conta com mais de 100 atrações na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, e na ilha de Cotijuba. A festa dura o mês inteiro com trios elétricos, blocos, shows, além dos desfiles oficiais das Escolas de Samba de Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. Um site oficial com a programação completa também está disponível para o público.