SAÚDE NA FOLIA




Foto: Ascom Sesma
No Hospital Municipal de Retaguarda Dom Vicente Zico, a folia tomou conta dos corredores. Nesta terça (4) e quarta-feira (5), o "Bloco da Prevenção: Eu Me Amo, Eu Me Cuido" abriu alas entre pacientes, acompanhantes e colaboradores, com muita alegria e informações sobre saúde.
Com adereços carnavalescos e ao som das tradicionais marchinhas, o bloco teve fez uma “pausa” na rotina de silêncio hospitalar para levar diversão aos pacientes internados. A ação foi idealizada pelo setor psicossocial e pelo Comitê de Humanização do hospital, com o objetivo de promover o bem-estar dos pacientes que não podem participar de festas fora do ambiente hospitalar.
"O Carnaval é um momento de celebração, mas para quem está hospitalizado, a impossibilidade de festejar pode gerar tristeza. Nossa iniciativa veio justamente para trazer leveza ao ambiente, integrando os pacientes e levando informação sobre cuidados com a saúde, não só para eles, mas também para os acompanhantes", explicou a psicóloga Nelma Batista.
Folia no hospital e conscientização nas ruas
Para Manoel Conceição dos Remédios, de 64 anos, internado há dois meses no hospital, a ação trouxe alegria. "Foi um momento muito reconfortante. Por alguns minutos, me senti mais próximo da minha família, como se estivesse comemorando o Carnaval com eles. Além disso, recebemos informações importantes sobre prevenção de doenças", contou.
O Bloquinho da Prevenção não se restringiu aos corredores do hospital. A folia também tomou as ruas em frente ao local, onde profissionais da saúde realizaram abordagens educativas no trânsito. Os servidores alertaram condutores sobre a importância de dirigir com responsabilidade e evitar o consumo de álcool ao volante, além de distribuir kits de prevenção, com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folders informativos sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A recepção do público foi considerada positiva. “As pessoas paravam no sinal para conversar conosco, receber informações e os kits. Foi muito gratificante ver o impacto positivo da ação”, destacou a psicóloga Nelma Batista.
Cuidar com alegria e humanização
A diretora-geral do Hospital Dom Vicente Zico, Anny Segóvia, elogiou a adesão dos pacientes, acompanhantes e da população. "Fizemos questão de criar um ambiente festivo, com decoração temática e marchinhas de Carnaval. Isso trouxe momentos de alegria tanto para os pacientes quanto para nós, servidores, que temos a missão de cuidar das pessoas. Além do tratamento clínico, estamos comprometidos com o bem-estar integral dos nossos pacientes. Ações como essa reforçam a importância do cuidado humanizado no ambiente hospitalar", concluiu.