Teatro
Belém é o palco de estreia de um grande encontro de companhias de teatro autoral do Brasil. A partir de 8 até 30 de março, a cidade recebe a programação do Escambo: Rede Parente, um intercâmbio que propõe conectar a produção cênica de três regiões do país. Ao longo dos próximos quatro finais de semana, o público poderá assistir a espetáculos de grupos do Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de participar de mesas públicas e oficinas, que estão com inscrições abertas e gratuitas (https://forms.gle/tFDw82HthgKWMMpSA). A programação ocorre no Teatro Margarida Schivasappa, no Casarão do Boneco e no SESC Casa de Artes Cênicas.
Contemplado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, o projeto é uma ideia da Cia.Cisco, de São Paulo, cujo núcleo é formado por Edgar Castro junto a Donizeti Mazonas e Vinícius Torres Machado, artistas com longa e reconhecida trajetória no teatro e na dança. A proposta é percorrer o território e conectar as potências dos criadores cênicos contemporâneos, em especial em regiões que historicamente são lidas como “fora do eixo”, dinamizando o cenário artístico.
“Muitas vezes, essas relações de troca ficam circunscritas a determinado território, sul e sudeste, então a gente percebeu que esse desenho é bastante desigual. Nessa itinerância, contamos com o norte e centro-oeste. O Escambo quer contribuir para que visões exóticas e estereotipadas a respeito desses territórios sejam dissipadas”, diz Edgar Castro, dramaturgo paraense.
Com programação para todos os públicos, em Belém o evento apresenta “Momo”, monólogo que mergulha nas complexidades das relações de pai e filho; a performance “Huma/”, protagonizada por um corpo-trans que ocupa as ruas da Amazônia urbana; o espetáculo “A fabulosa história do guri-árvore”, uma celebração à infância baseada na obra de Manoel de Barros; e “Com os Bolsos cheios de Pão”, texto do dramaturgo Matei Visniec, uma poderosa metáfora política e social de um tempo marcado pelo excesso de enunciados e, simultaneamente, pela escassez da escuta.
Depois da capital paraense, o projeto vai circular por espaços culturais de Manaus (AM), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP), reunindo coletivos de teatro na promoção de mais de 50 atividades. Para os criadores, Escambo é, sobretudo, um gesto de resistência necessário no combate à violência dos fundamentalismos de toda ordem. “Escambo vem no sentido da gente se reconhecer no outro, entender que se a gente não se fortalece enquanto pessoas que têm o mesmo horizonte de desejos - uma sociedade mais justa, com uma sociabilidade orientada pelo pacifismo -, se a gente não se junta, não se conecta, quem é que se dá bem nessa história?”, provoca Edgar.
Serviço:
Projeto Escambo: rede parente
Belém – 8 a 30 de março
Inscrições gratuitas para oficinas: https://forms.gle/tFDw82HthgKWMMpSA
Programação completa:
Grupo USINA (PA)
- Espetáculo MOMO : dias 8 e 9 de março, no SESC Casa de Artes Cênicas, às 19h
- Oficina “A carne de palavra”: dia 8 de março, de 10h às 13h, no SESC Casa de Artes Cênicas
- Mesa Pública “Pachiculimba, uma encenação contra-hegemônica”: dia 9 de março, de 10h às 12h no SESC Casa de Artes Cênicas
Fulano di Tal – Grupo de Teatro (MS)
- Espetáculo “A fabulosa história do guri-árvore”: 15 e 16 de março, no SESC Casa de Artes Cênicas, às 16h
- Oficina “Lugar de ser bocó - criando histórias com objetos do nosso quintal”: 10 às 12h, no SESC Casa de Artes Cênicas
- Mesa Pública “O teatro popular a partir da estética poética de Manoel de Barros”, de 10 às 12h, no SESC Casa de Artes Cênicas
Francisco Rider e Ly Scantbelruy (AM)
- Espetáculo HUMA/: dias 22 e 23 de março, no Casarão do Boneco, às 16h
- Mesa Pública “Corpocidade/ dinâmicas em via dupla’: 22 de março, às 17h, no Casarão do Boneco (logo após a apresentação)
- Oficina “Corpocidade performance: como a pessoa-cidadã se relaciona com a sua cidade?”: 23 de março, de 10h às 13h, no SESC Casa de Artes Cênicas
Cia Cisco (SP)
- Espetáculo “Com os bolsos cheios de pão”: 29 e 30 de março, no Teatro Margarida Schivasappa, às 20h
- Oficina “A escuta do corpo”: dia 30 de março, de 10 às 14h, no Teatro Margarida Schivasappa
- Mesa Pública “O trabalho do intérprete teatral como ofício”: 30 de março, às 17h, no Teatro Margarida Schivasappa.