CARNAVAL 2025




Foto: Jader Paes
Mesmo com a forte chuva que caiu durante a tarde deste domingo, 9, o tradicional Carnaval de Icoaraci, no distrito de Belém, provou mais uma vez que a festa não para. A Rua 15 de Agosto, conhecida por sediar um dos circuitos mais animados da região, recebeu centenas de foliões que, embalados por blocos carnavalescos e ao som contagiante de trios elétricos, transformaram o local em um palco de alegria e diversão.
No início da noite, o primeiro dos nove blocos, o Cachaça com Açaí, começou a desfilar, puxado pelo trio elétrico com hits de Axé, marchinhas e outros ritmos dançantes interpretados pelo cantor Afonso Cappelo. A apresentação foi seguida pelas apresentações do Vem pro Rolê, Miro Marks & Toninho Santos, Banda Trio de Ouro e finalizando com Suanny Batidão e Rebeca Lindsay.

A Arlequina se fez presente no carnaval de Icoaraci trazida pelo João Vitor, um brincante que veio fantasiado como personagem do filme Esquadrão Suicida. "As atrações são boas, a movimentação é boa e a segurança não deixa nada a desejar. A organização do Carnaval aqui em Icoaraci está de parabéns", parabenizou.
Aproximadamente, 400 ambulantes aproveitaram para faturar durante o carnaval da Vila Sorriso, estima a Secretaria de Seguraça, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel). Quem se preparou, conseguiu lucrar nos dois dias de desfile. Rosiane Furtado, vendedora de guaraná, foi uma dessas pessoas. "É meu segundo ano trabalhando com as vendas e está sendo ótimo para fazer uma renda muito boa, melhor do que em cidades vizinhas, onde também já trabalhei", disse a pequena empreendedora.

Palco ganha destaque
A banda Irreverência foi a primeira das três atrações a se apresentar no palco do Carna Folia. Apesar da chuva, o público permaneceu firme para curtir as apresentações. Markinho Duran foi a segunda atração da noite, seguido pela banda Fruto Sensual, que encerrou com chave de ouro uma sequência que não deixou ninguém parado.
A programação carnavalesca da Prefeitura de Belém já é considerada um sucesso pelo público. Diversas famílias prestigiaram os shows e os desfiles dos blocos. A moradora July Talíssia, por exemplo, fez questão de levar o marido e filha para curtir o evento. "O carnaval aqui em Icoaraci é muito bom. Podemos curtir com tranquilidade e trazer a nossa família. Eu não traria milha filha para cá se não fosse bom e seguro", disse.

Apesar das condições climáticas, a estrutura montada na Rua 15 de Agosto garantiu a segurança e o conforto dos participantes, com banheiros químicos, pontos de alimentação e equipes de apoio à disposição. A Secretaria de Segurança e Mobilidade de Belém (Segbel) assegurou o ordenamento do trânsito nas proximidades do evento.
"O que o público diz é o que nos move, é o que nos dá gás. Nós nos preocupamos em fazer um carnaval para as famílias que moram aqui. Passados esses últimos dias de festas, desde a Quarta-feira de Cinzas, a avaliação que fazemos aqui é muito positiva", reforça Vitor Gama, subprefeito de Icoaraci.