PROTEÇÃO ANIMAL
O mutirão de serviços gratuitos ocorreu no Hospital Municipal Veterinário Dr. Vahia e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Nesta sexta-feira (14), data em que se celebra o Dia Nacional dos Animais, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), realizou um mutirão de serviços gratuitos para cães e gatos no Hospital Municipal Veterinário Dr. Vahia e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizados na rodovia do Tapanã e na avenida Augusto Montenegro, respectivamente. A ação reforçou o trabalho de proteção aos animais, incluindo trabalho de conscientização para a posse responsável.
Castração, vacinação antirrábica, microchipagem, feira de adoção de animais resgatados e distribuição de 150 mudas de plantas ornamentais, fizeram parte dos serviços disponibilizados pela prefeitura. A titular da Sepda, Elizabete Pires, destacou a relevância da programação.
“Esta ação faz parte de um cronograma mais amplo que visa zerar a fila de castração na cidade. Estamos iniciando um trabalho de controle populacional contínuo, com o foco principal em reduzir o sofrimento dos animais de rua e melhorar a saúde pública. Nosso objetivo é promover a qualidade de vida tanto dos animais de estimação quanto da nossa comunidade, e essa é apenas a primeira de muitas ações que se estendem para outras regiões, inclusive como ilhas e distritos”, frisa Elizabeth.
Mutirão de Castração e Controle Populacional
Mais de 200 cães e gatos foram cadastrados previamente para a castração. O foco foi para animais resgatados e também de tutores interessados em controlar a reprodução de bichos de estimação. A medida contribui para evitar o abandono e maus-tratos.
“Além de ser uma ferramenta essencial para o controle populacional, a castração ajuda a prevenir problemas de saúde, como neoplasias testiculares e doenças uterinas, e contribui para a redução da agressividade e do comportamento errante dos animais”, explicou João Fonseca, veterinário responsável pelo mutirão.
Adoção e conscientização
A Feira de Adoção de animais também fez parte da ação, com cães e gatos resgatados nas ruas de Belém. Depois de receberem tratamento no CCZ, eles estão aptos para o convívio com famílias interessadas em serem tutoras.
Rindo Caldas, tutor de três gatos que passaram pela castração no Hospital Municipal Veterinário, aprovou o atendimento no mutirão. “A castração dos meus gatos foi um sucesso. O atendimento foi excelente, e estou muito feliz com a recuperação deles. Esse tipo de iniciativa faz a diferença para os animais e para nós, tutores, pois sabemos que estamos fazendo nossa parte na luta pelo controle populacional”, afirmou.
A programação também contou com a distribuição de mudas ornamentais, uma forma de incentivar a arborização urbana e sensibilizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Compromisso com o Bem-Estar Animal
A ação no Dia Nacional dos Animais marca o começo de uma série de iniciativas planejadas pela Prefeitura de Belém para promover o bem-estar dos animais e a saúde pública.
Tags
Sepda Proteção Animal
Relacionadas
-
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Sonora Brasil circula pelo país com o tema Reverberações Afro e Indígenas
O Sesc apresenta a 28ª edição do Sonora Brasil, um dos principais projetos de circulação musical do país, que neste ano traz o tema “Reverberações Afro e Indígenas”. A abertura oficial será realizada... -
Mudanças
Nova atualização da NR-1 reforça atenção das empresas à saúde mental e gestão de riscos no ambiente de trabalho
Entrou em vigor nesta semana a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho em todo o país. A nova regulamentação traz mudanç... -
Saúde
Belém terá atendimento gratuito de exames de ultrassom para a população local
A população de Belém terá acesso gratuito a exames de ultrassom de região cervical e partes moles por meio de uma ação promovida pela Afya Educação Médica Belém. Ao todo, serão disponibilizadas 600 va... -
Alerta
Sentir dor não é normal: o risco de silenciar sinais do próprio corpo
Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a rotina exige produtividade constante, a dor costuma ser tratada como um incômodo passageiro, algo a ser silenciado com um analgésico e ignorado. Mas esse... -
BELÉM ANIMALBelém festeja lei que estabelece selo "Pet Friendly" no Estado do Pará
-
BELÉM ANIMALBelém festeja lei que estabelece selo "Pet Friendly" no Estado do Pará