Comunicação

Desenvolver um novo pensamento sobre marcas, comunicação e cultura. Foi partindo desse objetivo que Gustavo Aguiar, diretor de comunicação da Psica Produções, decidiu reunir conhecimentos acumulados em seus 10 anos de experiência em projetos culturais num curso inédito, que será ofertado em formato digital nos próximos dias 1, 2 e 3 de abril. “Decolonizando Marcas” foi o título escolhido por ele para abraçar o conteúdo do curso que, além de formar profissionais para trabalhar com comunicação para cultura, também provoca um novo pensamento: conseguimos construir marcas com propósito sem focar no lucro? O curso tem inscrições a partir de R$150 e reserva 25% das vagas para gratuidades destinadas a pessoas com deficiência e pessoas trans e não-binárias.
Em três dias, o jornalista, que se especializou em comunicação para eventos culturais, pretende apresentar conceitos que reinventam as ideias de marca, marketing e da comunicação focada no lucro. “Não dá para enxergar a cultura como ‘produto’ nem os consumidores de cultura como ‘público-alvo’. Cultura é o que nós somos, o que nos forma, e a comunicação conecta pessoas em volta de projetos artísticos. As ferramentas são as mesmas, mas se não desenvolvermos uma visão para um trabalho sensível com as mídias, caímos nas amarras do marketing e na pressão capitalista por gerar receita, ao invés de formar e influenciar comunidades”, justifica Gustavo que, há quatro edições, assina a direção de comunicação do Festival Psica, considerado o maior do norte brasileiro e reconhecido pela comunicação disruptiva.
O grande momento que a cultura do Pará e da Amazônia está vivendo influenciou a criação do curso, junto com a alta demanda que a produção cultural tem sofrido por conta da COP30. Gustavo Aguiar enxerga que este grande evento internacional tem atraído as atenções midiáticas para Belém do Pará, incentivando novos investimentos em produções culturais que flertam com a sociobiodiversidade. Por isso, é necessário preparar profissionais que consigam não só planejar a comunicação para grandes projetos, mas também identificar as responsabilidades de criar discursos sobre Amazônia em um ano decisivo para o clima no mundo.
“Reuni tudo o que sei e acredito para construir um curso que forje uma consciência crítica sobre o fazer comunicação. Quando a gente escreve um conteúdo para as redes sociais ou desenha uma arte que vai para as ruas, não estamos só criando desejos e aproximando marcas de pessoas, estamos criando discursos sobre uma região historicamente vítima de diferentes tipos de exploração. Precisamos ter cuidado com as histórias que criamos através das mídias. É uma responsabilidade nossa, dos profissionais da comunicação”, afirma o jornalista.
O curso vai buscar nos estudos de decolonialidade — o processo de reconstruir nossa visão de vida para além da colonização e seus efeitos na sociedade — para pensar a comunicação e o marketing fora das amarras capitalistas que só objetivam o lucro. Pela primeira vez, ele destrincha a “matriz da marca decolonial”, criada por ele para desenvolver a comunicação do Festival Psica. Além disso, o ministrante vai apresentar seus métodos, processos e ferramentas de planejamento de comunicação e produção de conteúdo focado em comunidades.
O curso é inteiramente online e oferece 40 vagas com ingressos de R$150 a R$350 com 25% das vagas ofertadas gratuitamente para pessoas com deficiência e pessoas trans e não-binárias. As inscrições abrem nesta quinta-feira, 20 de março, na plataforma Sympla. Para pleitear uma gratuidade, é preciso preencher um formulário e aguardar a confirmação via e-mail.
Gustavo Aguiar é diretor de comunicação da Psica Produções e responsável por comunicar mais de 30 festivais paraenses nos últimos 10 anos, como Festival Psica, Festival de Tecnobrega e Aparelhagem, Se Rasgum, Sonido, Festival Amazônia Mapping, Circuito Mangueirosa, Afropunk Belém, Festival Amazônia de Pé, entre outros, atuando também em eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Santarém. É jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação da UFPA, e já publicou reportagens e ensaios nos jornais Diário do Pará, O Liberal e Folha de São Paulo, além de ter escrito para vários sites de cultura. Nasceu em Ourém do Pará, no alto Rio Guamá, e hoje pesquisa identidade, Amazônia, arte e ancestralidade.
Curso “Decolonizando Marcas - planejamento de conteúdo com foco em cultura e comunidades”
1, 2 e 3 de abril - via Zoom - de 19h30 às 21h
Ministrado por Gustavo Aguiar - diretor de comunicação | Festival Psica
INSCRIÇÕES | 30 vagas | https://bit.ly/decomarcas
R$350,00 - inteira | 15 vagas
R$150,00 - meia estudante | 15 vagas
Gratuidades* | 10 vagas | https://bit.ly/decomarcas-gratuidades
10 vagas reservadas gratuitamente para pessoas com deficiência e pessoas trans e não-binárias. São cinco vagas para PCDs e cinco vagas para pessoas trans e não-binárias. Para pleitear uma vaga, preencha este formulário e aguarde confirmação do ingresso.
*O curso oferece audiodescrição e tradução simultânea em Libras.
Conteúdo
Aula 1: Marca e Colonialidade
- Os conceitos de marca no capitalismo e os estudos decoloniais da América Latina
- A matriz da Marca Decolonial
- Estratégia de marca com foco em comunidades
Aula 2: Planejamento de Conteúdo focado em marca
- Valores, territórios de conteúdo e de conversa
- Comunidades e influência nas redes digitais
- O plano: o assunto, a voz e a rede
Aula 3: Produção de conteúdo para comunidades
- Planejar o conteúdo que entrega valor
- A pesquisa, a criação e a conversa
- Hackeando canais digitais