ECONOMIA E INFRAESTRUTURA




Foto: Ascom/Sedcon
Há exatamente uma semana, no último dia 19, a Prefeitura de Belém entregou ao bairro mais populoso de Belém, o novo Mercado da Farinha. Com cerca de 100 mil habitantes, o bairro do Guamá tem no mercado um dos seus principais pontos comerciais, com cerca de 600 pessoas o visitando diariamente. Aos finais de semana, o movimento aumenta para cerca de 800 pessoas por dia.
A entrega do Mercado da Farinha, completamente reformado, foi por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura( Seinfra). O valor total das obras, feitas em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (Sedeop), foi de mais de cinco milhões de reais.
Os 99 permissionários que atuam no local foram beneficiados com a reforma de 150 boxes, nos setores de farinha, confecção, mercearia, variedades, lanchonete e serviços.
Além dos novos boxes, com cobertura metálica, reformas nas partes hidráulica e elétrica, o Mercado da Farinha ganhou revitalização nas calçadas. Também foram reformados quatro banheiros comuns, um banheiro para PCDs, três salas e um depósito.
Novos clientes e aumento das vendas
Uma semana depois da reinauguração do Mercado da Farinha, os permissionários comemoram. “O movimento melhorou bastante. Só eu ganhei cinco novos clientes, que passaram a frequentar o mercado depois da reforma. Todos elogiando a estrutura e conforto do espaço”, disse Daise Santos, 52, que possui dois equipamentos de venda de farinha no local.
A satisfação é compartilhada pelos clientes, dos mais novos aos mais antigos. “Tenho um restaurante aqui no bairro, e venho,dia sim, dia não, comprar farinha no mercado. Depois da reforma, ficou tudo limpinho e agora me sinto tranquilo em poder oferecer um produto de mais qualidade aos meus clientes”, contou Genilson Araújo, 35.
“Comprovar a alegria, tanto dos permissionários quanto dos clientes do novo Mercado da Farinha, nos faz trabalhar com mais prazer ainda. Nos próximos meses, a Prefeitura de Belém, por meio da Sedcon, irá entregar outras feiras e mercados para continuar desenvolvendo a economia do município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.