398 ANOS





Foto: Afonso Santos/Secom Belém
Um dos principais cartões-postais de Belém celebra 398 anos de história, cultura e tradição. O Ver-o-Peso, patrimônio do povo paraense, é fonte de renda para muitos trabalhadores e, ao mesmo tempo, atrai visitantes, turistas e moradores da cidade, sendo um dos mercados mais emblemáticos do Brasil.
São 398 anos comemorados nesta quinta-feira, 27 de março. Para comemorar a data, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), tem intensificado as ações de limpeza, além do trabalho contínuo que já mantém o local organizado rotineiramente com serviços de varrição, retirada e coleta de entulho e a lavagem da pedra do peixe, essencial para garantir a higiene do espaço.
Somando os três turnos, a operação envolve de 40 a 50 servidores, com maior concentração de serviços no período diurno. Durante os preparativos para a celebração dos 398 anos, a Prefeitura reforçou os trabalhos de limpeza desde quarta-feira,26, intensificando os serviços regulares e ampliando a atuação para a doca do Ver-o-Peso (com a retirada do flutuante) e a lavagem do Solar da Beira, onde se realiza a comemoração oficial.
Organização e limpeza do Ver-o-Peso favorece trabalhadores e clientes
Ronald Trindade conhece bem a rotina do Ver-o-Peso. Desde criança, ele trabalha no mercado vendendo frutas e verduras e sabe a importância da limpeza para manter o espaço sempre atrativo.“O espaço limpo, organizado e sem sujeira faz aparecer mais clientes. Um local com higiene atrai as pessoas, um local sujo afasta as pessoas. A limpeza é essencial pra gente trabalhar aqui. Eu acompanho a equipe da prefeitura que está aqui todo dia fazendo a limpeza e ajudando a gente. Está aprovado esse serviço, toda a equipe está de parabéns”, disse.
Tatiane Souza, que há mais de 25 anos vende refeições em um box no mercado, destaca como o trabalho da equipe de limpeza faz a diferença no dia a dia dos trabalhadores.“Todos os dias a gente vê a limpeza ser realizada. Deixam tudo limpinho, bem varrido, fica tudo organizado. Aqui ao redor do meu box não existe mais sujeira e nem lixo acumulado. É muito bom a gente vivenciar essa limpeza que é tão importante pra gente que trabalha aqui no Ver-o-Peso”, comentou a permissionária.
A secretária municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins, destaca a importância da limpeza contínua no Ver-o-Peso e as ações realizadas para garantir um ambiente seguro e higiênico."A limpeza diária no mercado do Ver-o-Peso é fundamental para garantir a saúde e segurança de todos – comerciantes, belenenses e turistas. Devido ao clima quente e úmido de Belém, é necessária uma higienização constante para reduzir riscos à saúde e preservar a qualidade dos produtos e a prefeitura de Belém realiza frequentemente a lavagem de feiras e mercados para manter o ambiente limpo e seguro”, afirma a titular da Sezel.
Além dos serviços de limpeza, a Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana também é responsável pela fiscalização contínua no Ver-o-Peso e pela promoção de ações de educação ambiental para conscientizar os comerciantes sobre o descarte adequado de resíduos e a importância de manter a limpeza. “Essas iniciativas garantem um espaço mais organizado, saudável e acolhedor, fortalecendo a confiança da comunidade local e valorizando o mercado Ver-o-Peso, um importante patrimônio histórico da nossa cidade”, conclui Thayta Martins.