ESPAÇO

De acordo com dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor - GEM), dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representavam 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil. Nesse cenário promissor, iniciativas que visam estimular o empreendedorismo feminino são fundamentais para que novas oportunidades de negócios sejam criadas. A loja colaborativa “Feito por Elas”, do Shopping Metrópole Ananindeua, surgiu com esse intuito, e tem feito a diferença na vida de dezenas de mulheres.
Realizado em parceria com o Projeto Marias e a Usina da Paz do Icuí-Guajará, a loja, cedida de forma gratuita, chega ao fim de sua edição com cerca de 96 mulheres beneficiadas, proporcionando visibilidade e muito networking. A empreendedora Paula Regina, é uma dessas mulheres. Há 18 anos empreendendo, Paula nunca havia tido a experiência de expor seus produtos em uma loja física. “Foi a primeira vez que tive essa oportunidade. Até então sempre utilizei as redes sociais para como canal de vendas, e através desse projeto tive a experiência de uma loja física e ainda mais em um shopping”, ressalta.
Para Paula, a loja colaborativa tem sido um marco em sua vida profissional. “O espaço cedido pelo shopping valorizou a classe artesã. Nossos trabalhos manuais estão sendo divulgados e reconhecidos através do público visitante e das redes sociais. Com certeza tem sido uma oportunidade única de visibilidade, capacitação e desenvolvimento de habilidades para as empreendedoras de Ananindeua”, pontua.
O projeto destacou a economia sustentável através de produtos artesanais como bonecas de pano, macramê, amigui, crochê, vagonite, costura criativa, ecojoais e biojoias, bolsas de crochê e tecidos, camisas do Pará, decoupagem, artes em paletes de mesa posta, entre outros. “Estamos em ano de Cop 30, onde os olhos estão voltados para a sustentabilidade, então cada oportunidade de trabalhar a economia sustentável é válido, principalmente quando alia-se ao empreendedorismo artesão”, comenta Marjorie Fernandes, gestora do Projeto Marias.
De acordo com Juliana Trindade, gerente de marketing do Shopping Metrópole Ananindeua, o projeto faz parte das ações voltadas para a nova campanha de posicionamento do shopping, "É daqui, é nosso". “Em 2025 nosso intuito é reforçar ainda mais nosso posicionamento que vai além de um centro de referência em compras, mas que é símbolo de pertencimento para a comunidade, valorizando a cultura local e celebrando a história e a identidade de Ananindeua, assim como impulsionando a economia e beneficiando as famílias de modo geral”, finaliza.