Mulher

A estudante de Turismo Silvana Cunha prova que nunca é tarde para recomeçar e buscar novos desafios. Aos 44 anos, casada há 24 anos e mãe de dois filhos, ela decidiu dar uma virada de 360 graus em sua vida ao ingressar no curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Salinópolis.
Desde jovem, Silvana sempre teve interesse por conhecimento e nunca parou de estudar, mesmo dedicando boa parte de sua vida à família. Funcionária pública concursada da Prefeitura Municipal de Salinópolis, ela viu no Turismo a oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. "Sempre gostei de estudar e me capacitar. Quando surgiu a oportunidade do curso em minha cidade, pedi para minha irmã fazer minha inscrição e fiz a prova mesmo estando com Covid. Fui classificada em primeiro lugar, e isso foi uma virada de chave para mim", conta.
A paixão pelo Turismo, no entanto, não foi uma escolha tardia. Antes mesmo de compreender as terminologias da área, Silvana já se interessava pelo setor, principalmente na hospitalidade e atendimento ao público. Agora, como estudante universitária, ela quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento turístico de Salinas.
"Salinas é uma cidade turística por excelência, conhecida pelo turismo de sol e praia, mas existem outras vertentes pouco exploradas, como o turismo de contemplação, religioso, gastronômico e de aventura. Quero ajudar a dar visibilidade a esses segmentos", afirma.
Sobre os desafios do setor, Silvana ressalta a importância de um turismo mais responsável e sustentável. "Com a aproximação de grandes eventos como a COP, precisamos promover a preservação ambiental. Os desafios são grandes, mas possíveis de serem superados com planejamento e educação", destaca.
Seus planos futuros incluem pós-graduação, mestrado e doutorado. Mesmo sonhando em viajar pelo mundo e estudar as peculiaridades do turismo global, Silvana faz questão de aplicar seus conhecimentos em Salinópolis, cidade que ela considera "uma escola de turismo a céu aberto".
A jornada de Silvana é um exemplo de determinação e perseverança. "Não existe tempo perdido, apenas tempo de maturação. Deus sempre sabe o momento de realizar nossos sonhos. É preciso ter gana e persegui-los", reflete.
Com seu espírito inquieto e cheio de planos, Silvana já conquistou dois de seus grandes desejos: ingressar na faculdade e fazer uma tatuagem. Agora, resta encontrar seu fusca azul e saltar de paraquedas para completar sua lista de sonhos. E se depender de sua determinação, isso é apenas uma questão de tempo.