RECURSOS HUMANOS


Foto: Álvaro Vinente - Secom/PMB
As mudanças na estrutura administrativa do município, implementadas este ano pela nova gestão, motivaram a Secretaria Municipal de Governo (Segov) a reunir técnicos dos setores de Recursos Humanos (RH) de todos os órgãos da Prefeitura de Belém (PMB), para uniformizar as informações sobre o encaminhamento de processos, agora no formato digital.
Os destaques foram os sistemas de Gerência de Recursos Humanos (GRH), próprio da Prefeitura sobre informações e serviços para servidores públicos municipais, especificamente de cessão de servidores entre órgãos municipais, e o eSocial, do Governo Federal, que permite aos empregadores informarem o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos trabalhadores.
O treinamento ocorreu em dois momentos. O primeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no bairro de São Brás, na tarde de quinta-feira, 3, reunindo técnicos de 17 órgãos, e nesta sexta-feira, 4, no auditório da Segov, no Marco, com a presença de servidores de outras 15 secretarias.

Para a secretária executiva da Segov, Dyjane Amaral, o objetivo das reuniões foi o alinhamento de informações entre os RHs de toda a PMB para que o serviço administrativo possa fluir com rapidez e eficiência.
“Nós somos um grupo novo, tem pessoas novas dentro do setor [de RH]. Fora isso, ocorreram contratações, exonerações, a alteração da estrutura administrativa da Prefeitura como um todo, alterações de CNPJ, e vinculações de setores. Houve mudanças simplesmente de nomenclatura das siglas das nossas secretarias e tudo isso gera um impacto no eSocial, sistema do governo federal, e que a gente tem que estar alinhado, sob pena, inclusive, da Prefeitura ser penalizada, [no caso] do não cumprimento com o eSocial”, explica Dyjane.
A Segov contou com o apoio da Companhia de Transformação Digital do Município (Belém Digital), responsável pela criação e operacionalização do sistema GRH. O gerente de Sistemas, Roberto Souza, considerou os encontros como momentos de compartilhamento de experiência após a implantação da reestruturação administrativa.
“Os impactos que nós percebemos no sistema GRH, que é o nosso sistema interno da Prefeitura, assim como o reflexo dessas alterações, dessas mudanças, no e-social. Então, já passados três meses de gestão, foi uma avaliação de tudo aquilo que aconteceu nesse período e um planejamento para as próximas etapas, o que precisa ser consertado, o que precisa ser ajustado, dúvidas que ainda existem sobre esse processo de mudanças. Então, a gente está procurando alinhar com todos os GRHs da Prefeitura”, analisa Roberto Souza.
Os servidores consideram as informações repassadas como importantes para o trabalho diário nos setores de recursos humanos.
“Eu achei muito produtiva, tudo que foi falado aqui com relação ao nosso trabalho diário (...). Então, as informações aqui foram muito pertinentes e realmente estávamos precisando. É bom que nós tenhamos mais encontros como esse, que foi muito produtivo. Eu tenho certeza de que tudo que estou levando para as colegas [do setor] é o que a gente precisa”, avalia Raquel Correia, da equipe de folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMEC).
A assistente de administração, Márcia Helena Monteiro, que responde pela chefia de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), aprovou as orientações e novidades dos sistemas GRH e eSocial.
“É de extrema importância um treinamento desse para que a gente possa alinhar os procedimentos do dia a dia, que não são fáceis. Muita mudança, muita reestruturação, são necessárias, mas que geram uma série de dificuldades pra gente implementar no dia a dia, principalmente, com a questão do e-social, que é um sistema muito rígido, do governo federal, e que a gente precisa se adaptar”, avalia Márcia Helena.