Zeladoria Urbana




Foto: Divulgação Sezel
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), está realizando mais um amplo trabalho de limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade. Os serviços foram intensificados na última segunda-feira (31) e seguem até a conclusão em cada cemitério. A iniciativa envolve ações de roçagem, capinação, retirada de entulhos e melhoria dos espaços.
No Cemitério Parque Tapanã, na Rodovia do Tapanã, a limpeza é realizada em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e conta com a atuação de 100 custodiados, que reforçam as atividades dos servidores da concessionária de limpeza urbana.
Percepção da comunidade
A ação já é percebida por quem trabalha nas proximidades dos cemitérios. Rosete Soares, que há 20 anos vende flores, velas, cruzes e coroas na entrada do Cemitério do Tapanã, considera a iniciativa importante. "Quando eu vi, no início dessa semana, a chegada desses servidores pra limpar o cemitério do Tapanã eu fiquei bem feliz. É uma medida que durante muitos anos não víamos por aqui. Com o cemitério limpo, organizado, as pessoas vão vir visitar as sepulturas, vão querer fazer suas orações e, assim, aumenta as minhas vendas", comemora Rosete.

A secretária de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins, destaca que as ações são uma forma de mostrar respeito com a população que frequenta os cemitérios. "A limpeza e a zeladoria dos cemitérios são essenciais para garantir um ambiente digno e respeitoso para as famílias que visitam seus entes queridos. Essas ações também contribuem para a preservação ambiental e ajudam a evitar o acúmulo de resíduos que podem comprometer a saúde pública".
Trabalho contínuo
Thayta ressalta que o trabalho de manutenção ocorre de forma contínua e planejada ao longo de todo o ano. "Nosso trabalho será realizado ao longo de todo o ano, independentemente de datas comemorativas. Acreditamos que os visitantes merecem um espaço limpo e seguro durante todo o período, e uma limpeza reforçada nos dias de maior movimento. Temos o objetivo de estar em dia com a limpeza das áreas externas, a manutenção dos corredores internos e túmulos, plantio de mudas nos corredores principais e a manutenção da estrutura predial, garantindo melhores condições de uso”, reitera.
Em Mosqueiro, a ação ocorre no Cemitério São José, na Travessa Pratiquara, no bairro Aracajá. Já em Cotijuba, os trabalhos estão concentrados no Cemitério da Ilha. Nessas duas localidades, a concessionária de limpeza urbana executa os serviços de roçagem, capina manual, retirada de material, raspagem de passarelas e valas.
A Sezel também já programou o início da limpeza do Cemitério Santa Izabel, em Icoaraci, a partir do dia 15 de abril, de forma a garantir a limpeza e manutenção em todas as regiões de Belém.