Negócios

A Comitiva diplomática busca aproximação com o setor produtivo paraense e conhece a história da ACP. Belém recebeu, na última quinta-feira (12), a visita da comitiva da Embaixada da Hungria no Brasil, com o objetivo de estreitar relações com o setor produtivo do Estado do Pará e identificar oportunidades de cooperação com foco na região amazônica.
Um dos principais compromissos da delegação foi a visita institucional à Associação Comercial do Pará (ACP), a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil, com 206 anos de história. A comitiva foi composta pelo embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, pela Adida Comercial Kinga Somogyi, e pelo embaixador Unaldo Vieira de Sousa, coordenador de Relações Internacionais do Governo do Pará.
Recepcionados pela presidente da ACP Elizabete Grunvald e pelo vice-presidente Isan Anijar, os representantes diplomáticos conheceram as iniciativas da Associação e participaram de um diálogo institucional sobre possíveis parcerias em áreas estratégicas como tecnologia, saneamento, educação, segurança, pecuária e indústria, temas que também ganham relevância diante da realização da COP 30 em Belém este ano.
Durante a visita, a comitiva conheceu o projeto do Memorial ACP, espaço que tem como objetivo preservar e divulgar a trajetória bicentenária da entidade, fortalecendo sua identidade e compromisso com o futuro.
Segundo a presidente, a ACP valoriza o fortalecimento de laços internacionais que favoreçam o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Estamos abertos ao diálogo internacional que contribua com o crescimento sustentável da nossa região. A Hungria demonstra interesse real em conhecer e cooperar com o Pará, o que nos honra e estimula a construir pontes”, afirmou.
A visita reforça o papel da ACP como articuladora de conexões entre o setor empresarial paraense e agentes nacionais e internacionais interessados em investir na região, especialmente em um momento em que o Pará se prepara para sediar um dos eventos ambientais mais importantes do mundo.