ANIVERSÁRIO







Foto: Jader Paes
A ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, celebra 132 anos nesta segunda-feira,14 de abril, com um cenário que mistura tranquilidade, beleza natural e novas perspectivas de crescimento.
Com nome de origem indígena, Caratateua significa “lugar das grandes batatas”, e o termo “Outeiro”, vindo do português, remete aos pequenos morros que formam a paisagem da ilha. Localizada a 25 quilômetros de Belém, a ilha tem atraído cada vez mais moradores e visitantes que, ao longo dos anos, acompanham de perto o processo de transformação e evolução da região.
Com 20 anos, Emanuelle Assunção é uma jovem que cresceu e viveu a maior parte de sua vida em Outeiro. Para ela, a ilha é sinônimo de paz e qualidade de vida. "Outeiro é paz. Eu cresci aqui, moro com minha família, e o que mais me encanta é a tranquilidade do lugar. Pratico exercícios, corro no pistão, vou à praia com a minha família nos finais de semana. É um lugar que traz muita leveza. Acredito que Outeiro tem grande potencial para crescer ainda mais em termos de infraestrutura e turismo, mas sempre mantendo a beleza natural que só tem aqui", conta Emanuelle, que também destaca as recentes melhorias no distrito.
"É visível as mudanças que já estão acontecendo, principalmente na limpeza das ruas e das praias. A ilha está ficando cada vez mais bonita e organizada, e isso é muito bom para todos nós que moramos e vivemos aqui”, disse.
Belezas naturais e ações do poder público impulsionam a economia
A economia da comunidade local gira em torno de mercados, da feira popular e de comércios espalhados pelos bairros. Mas é nas praias que se concentra uma das principais fontes de renda da ilha. Muitos moradores sustentam suas famílias por meio do turismo, com barracas, restaurantes e outros serviços voltados ao lazer de quem visita Caratateua.
Quem sente isso de perto é Aline Vanderne. Natural da Bélgica, Aline chegou a Outeiro em 1989 e logo se encantou com o lugar. Ela investiu em um bar na Praia do Amor e até hoje tem sustentado sua família com o negócio que atrai turistas e moradores.“Cheguei aqui há 36 anos e, desde então, Outeiro se tornou a minha casa. Foi aqui que construí minha vida, criei meus filhos, e hoje sou avó e bisavó. Esse lugar é único, com uma beleza natural incrível. O Outeiro é minha paixão”, conta Aline.
A comerciante também destacou o impacto positivo das ações realizadas pela gestão municipal na região. “Daqui das praias muitas pessoas tiram suas rendas, então é muito importante ser um lugar que tenha cuidado. Já estamos vendo o trabalho da Prefeitura. Vemos que está sendo feita a limpeza das ruas e das praias, que antes não existia”, afirma.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), tem investido em ações emergenciais e de rotina para a manutenção da infraestrutura de Outeiro.
As equipes de limpeza atuam diariamente nas praias e ruas, realizando roçagem e varrição, além do trabalho de tapa-buracos, que garante segurança e mobilidade nas vias. A iluminação pública também foi aprimorada, com a instalação de lâmpadas de LED na Praia do Amor e em áreas residenciais, proporcionando mais segurança e modernidade ao distrito. Além disso, o trabalho de hidrojateamento tem sido intensificado em locais como a Praia do Amor, Brasília e Viver Outeiro, contribuindo para a limpeza e conservação desses pontos estratégicos.
A subprefeita de Outeiro, Glenda Amaral, destaca o esforço conjunto para as mudanças positivas na região. "Desde o primeiro dia de gestão, conseguimos implementar uma série de ações que impactaram positivamente a qualidade de vida dos moradores de Outeiro. Estão sendo realizadas ações de limpeza, tapa-buraco e outros trabalhos para manter a organização e ordem do distrito. A parceria com outras secretarias tem sido fundamental para minimizar as dificuldades que enfrentamos, e isso tem sido muito bem recebido pela população. Em um curto período, conseguimos avançar muito e a resposta tem sido positiva", afirma.