132 ANOS

Nesta segunda-feira, 14, o distrito de Outeiro viveu um dia de festa promovido pela Prefeitura de Belém, com apoio do Governo do Pará, em comemoração do aniversário de 132 anos do local. Veja imagens da festa e da mega ação na nossa galeria.
A programação contou com a presença do prefeito Igor Normando, do vice-prefeito Cássio Andrade e de autoridades municipais e estaduais. Eles estiveram na rua São Paulo, no bairro Água Boa, para entregar 14 vias que receberam asfaltamento e serviços de drenagem, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com financiamento da Itaipu Binacional, como parte da descentralização das obras da COP 30 — a Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro na capital.
As 14 ruas, que somam cerca de 6 quilômetros, fazem parte do Lote II do Projeto de Pavimentação e Requalificação Asfáltica da Itaipu Binacional, com valor estimado em R$ 149 milhões — investimento que contempla, além de Outeiro, outras vias da capital e região metropolitana no âmbito do Programa Asfalto COP.

“Eu encaro o desafio de tratar bem as pessoas de Outeiro. Com muito trabalho, com muita responsabilidade, entendendo que Outeiro faz parte da cidade de Belém. Muitas gestões trataram Outeiro como se fosse o quintal de Belém. Mas Outeiro não é o quintal de Belém. É um distrito que merece ser tratado com respeito, porque tem pessoas de bem, que prestam serviços importantes para a cidade e que precisam ser olhadas com carinho pela Prefeitura”, completou Normando.
Além da pavimentação das 14 ruas entregues, o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, que também é secretário de Esporte e Lazer do Estado, anunciou a implantação de um complexo esportivo no Pistão da Água Boa, em mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Pará. “Nesse nosso projeto de fomentar o esporte, de fazer com que cada vez mais os nossos atletas tenham apoio e incentivo, levamos ao prefeito Igor a proposta da construção de uma grande praça de esporte e lazer. E, nesse processo de escolha do local para construir essa praça, o Igor apontou a ilha do Outeiro”, contou Andrade. A ordem de serviço para a construção da praça deve ser assinada no próximo mês, segundo o vice-prefeito.
Ainda no Pistão da Água Boa, por meio do programa “Belém pra Todos”, mais de 16 órgãos municipais e estaduais estiveram presentes, oferecendo serviços como emissão de documentos, vacinação, recreação para crianças, cadastro no CadÚnico, protocolo itinerante de zeladoria urbana e o tradicional bolo de metro.

Glenda Amaral, subprefeita de Outeiro, agradeceu a atenção especial dada à ilha desde o início da atual gestão. “Foi desafiador, porque a gente não sabe o que vai encontrar pela frente, mas eu digo que o prefeito tem dado um suporte muito bom dentro do distrito, com limpezas… Sei que ainda falta muito a fazer, mas, em três meses, conseguimos muita coisa: tapa-buraco, limpezas, esgotos. Mais de 14 ruas foram contempladas com asfalto, em parceria com o Governo do Estado, e acredito que, mais pra frente, teremos muitas outras melhorias dentro do distrito”, disse.

“Nós estamos mudando os planos de trabalho da secretaria para que a gente consiga fazer atendimentos programados, com manutenções frequentes, evitando aquele modelo de ‘apagar incêndios’ que acontecia anteriormente”, disse Thayta Martins, secretária de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Ela também destacou como positivo o fato de a Subprefeitura de Outeiro fazer parte da Sezel, o que tende a melhorar a vida dos moradores de Caratateua. “As subprefeituras são um grande desafio para a Secretaria de Zeladoria. Antes, eram agências independentes, e, com a reforma administrativa, essa competência passou para a secretaria. Estamos sempre em contato com os superprefeitos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci, para garantir o apoio necessário e a atenção que os distritos não recebiam em gestões anteriores”, afirmou.
A dona de casa Luana Gomes, moradora de Caratateua, aproveitoue tirou a carteira de identidade da filha Laiane Gomes. Ela elogiou o programa Belém pra Todos por conta da facilidade oferecida no serviço desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcad) e Polícia Civil que ajudou os moradores a tirarem os documentos gratuitamente no evento. “Eu já tentava um tempo tirar a identidade da minha filha e aqui foi a oportunidade. É muito bom a Prefeitura promover esse tipo de evento próximo da gente, e que a gente consegue ter resposta rápida naquilo que estamos procurando. Estou bem feliz por finalmente ter conseguido esse documento que sabemos que é muito importante”.

Adrielle Silva, estudante, moradora da distrito, aproveitou a massagem relaxante promovida pela Secretária Municipal das Mulheres (Semu). “Muito bom esse atendimento especial para as mulheres. Eu fiz o procedimento de ventosa porque já queria fazer um tempo e como aqui foi oferecido eu fiz logo. Esses serviços nunca tinham chegado aqui na ilha. É muito importante esse olhar da prefeitura pra nós que moramos aqui. A gente como moradora e como mulher nos sentimentos cuidadas e valorizadas”.
A ação cidadania também ofertou serviços tributários prestados pela Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN). Mais de 20 atendimentos foram realizados pelos técnicos do órgão, na sala da biblioteca da Escola Municipal Pedro Demo, em frente à área do Pistão, onde ocorria a maioria dos serviços da ação cidadania. “Eu vim tratar sobre o meu IPTU, que eu não consegui pagar. E eu agradeço muito que hoje me atenderam rápido e foi muito bom. Já recebi a guia e vou pagar, se Deus quiser, de duas vezes”, disse a aposentada Zedailde Barbosa de Oliveira, moradora do bairro Água Boa, em Outeiro.

O IPTU foi o serviço mais demandado, com os contribuintes solicitando a emissão da segunda via. Também houve quem buscasse orientação sobre como proceder para a troca de titularidade do imposto. “É isso que eu estou querendo, porque o IPTU está em nome de terceiros ainda”, informou a Laudomira Macedo, moradora do bairro São João de Outeiro.
Texto com produção e colaboração de Afonso Santos e Álvaro Vinente.