AÇÃO
Para celebrar a Páscoa de uma forma diferente e saudável, o Hospital Riomar, por meio da equipe de Nutrição, preparou lanches especiais e temáticos para as crianças internadas na unidade. A ação busca estimular a alimentação saudável desde a infância, além de oferecer alternativas criativas e nutritivas para substituir o tradicional chocolate.
A iniciativa faz parte do Programa Apaixonados pela Vida e tem como objetivo proporcionar ao paciente internado uma experiência que vai além da afetividade pela comida, dissociando o ambiente hospitalar da dor, da angústia e do sofrimento, com uma ação humanizada, cuidadosa e capaz de reforçar o vínculo de confiança e participação com a equipe assistencial.
Para Wilziane Pereira, mãe do pequeno Lucca, de apenas um ano, internado há dois meses no hospital, a ação fez com que pudessem se sentir em casa apesar de estarem em um ambiente hospitalar. "Nos trouxe conforto, acolhimento e a oportunidade de vivenciar a páscoa apesar da internacão", comenta.
“Dessa forma, oferecemos um atendimento humanizado que faz toda a diferença no ambiente hospitalar, criamos memórias vividas em datas festivas, além de mostrarmos a importância da alimentação saudável desde a infância”, destaca Edson Calandrini, coordenador de Nutrição do Hospital Riomar, da Hapvida.
Origem
A ação surgiu no Hospital Salvalus, na capital paulista, mas se tornou nacional, sendo aplicada em todas as unidades hospitalares da Hapvida no país, nas quais não só o time de Nutrição, mas também toda a equipe multidisciplinar das unidades identifica situações de pessoas internadas e se mobiliza para realizar esse acolhimento gastronômico afetivo.
“As ações do Apaixonados pela Vida têm o indivíduo como centro do cuidado, com o objetivo de proporcionar conforto emocional e, desta forma, ajudar na recuperação dos pacientes. Nesse contexto, o Toque de Amor traz, além da nutrição, um momento de redução do estresse, melhoria do bem-estar e fortalecimento dos laços sociais”, explica Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da companhia.