CHEGA DE LEVAR TRABALHO PARA CASA
Uma nova medida da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) de Belém marca um avanço importante na valorização dos professores da rede municipal. A partir de agora, os docentes da educação infantil terão um dia na semana reservado exclusivamente para o planejamento das aulas. A iniciativa atende a uma reivindicação antiga da categoria e tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino ofertado às mais de 20 mil crianças atendidas no ensino infantil nas 156 unidades educativas do município.
Até então, o planejamento era feito fora do expediente escolar — em casa, entre uma aula e outra ou em momentos de folga. Com a nova medida, esse tempo passa a ser oficialmente incorporado à carga horária dos professores. A decisão representa não apenas um ganho para a prática pedagógica, mas também um passo essencial na valorização profissional desses educadores.
“Sabemos que a hora pedagógica pode ser utilizada para planejar atividades, desenvolver projetos, analisar o desempenho dos alunos, atender os responsáveis, participar de reuniões pedagógicas e outras ações que contribuem para a qualidade do ensino. Essa conquista, portanto, é fundamental para o desenvolvimento profissional de todos os professores, permitindo que a gente agora tenha tempo para se dedicar à nossa formação e aprimorar as nossas práticas”, explica a professora Giselle Martins, que atua há 13 anos na Educação Infantil da EMEIF Amância Pantoja.
Mais tempo, mais qualidade
Na educação infantil, o planejamento exige cuidados específicos. Cada faixa etária tem necessidades próprias, e o professor precisa conhecer bem essas fases para propor atividades adequadas ao desenvolvimento das crianças. Além disso, o espaço físico da sala de aula é parte essencial da proposta pedagógica — e exige planejamento cuidadoso para ser seguro, acolhedor e estimulante.

“Como gestora de uma escola que tem turmas de educação infantil, eu fiquei muito feliz com a notícia e também aliviada, porque agora a professora terá esse tempo exclusivo para planejar as atividades em sala de aula. Isso é crucial, pois permite a criação de um ambiente de aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades de cada criança — com atividades significativas, divertidas e que estimulem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. O tempo de planejamento também possibilita que o professor acompanhe de perto o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção”, destaca Valéria Castro, diretora da EMEIF Amância Pantoja.
Avanço na gestão educacional
Com a medida, a Prefeitura de Belém dá um passo importante no fortalecimento da rede pública de ensino, principalmente na etapa mais sensível da educação básica. Para o secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, a decisão simboliza o compromisso da gestão com a qualidade desde os primeiros anos da vida escolar. “É fundamental entender que a educação infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento das crianças. Garantir tempo de planejamento para os professores é reconhecer que o trabalho nessa fase exige intencionalidade. Não é apenas brincar — é a brincadeira com propósito, com objetivos pedagógicos claros. Essa medida equipara os professores da educação infantil aos demais da rede, garantindo mais dignidade ao seu trabalho e mais qualidade para o ensino das nossas crianças”, afirma o secretário.