INCLUSÃO



Foto: Ascom - Maurá Carválho
Uma semana após a implantação do Sistema de Agendamento Eletrônico do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em Belém, usuários do serviço destacam os benefícios do acesso facilitado.
Cerca de 500 agendamentos já foram realizados por meio do sistema que é gerido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e tem como principal objetivo eliminar a ocorrência de longas filas na Central do CadÚnico, localizada na avenida Augusto Montenegro, em Belém, além de dar celeridade na assistência às famílias, de forma organizada e eficaz.
Paula Souza, moradora do conjunto Eduardo Angelim, esteve nesta quinta-feira, 24, na Central do CadÚnico e aprovou o atendimento recebido a partir do agendamento feito no próprio celular.
"Eu vim aqui outro dia e me informaram do agendamento. Uma servidora me ajudou explicando como agendar e hoje eu retornei no meu horário escolhido. Eu já estava há dois anos com o meu cadastro desatualizado. Então, para mim esse serviço foi muito importante. Vim com a minha filha, que ainda é uma bebê de colo, não enfrentei fila e nenhuma outra dificuldade, foi excelente", disse a usuária.
A iniciativa beneficia os usuários com agendamento de serviços de inclusão de cadastro, atualização, requisição de folha resumo e outros atendimentos voltados às famílias em situação de vulnerabilidade que antes só conseguiam agendar de forma presencial e precisavam retornar para o atendimento, o que gerava um desgaste àqueles que precisavam acessar ao serviço, mas moram em pontos distantes.
“No meu primeiro dia na administração da Funpapa já fui conhecer in loco como funcionavam os atendimentos da Central do CadÚnico. Desde então consegui entender a urgência de implantar um sistema de agendamento. Não podemos vulnerabilizar mais ainda nossa população. Demos celeridade para esta implantação, que brevemente já estará disponível em todos os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Belém”, afirmou o presidente da Funpapa, Arthur Houat.
O coordenador da Central do Cadastro Único, Fábio Cei, destacou: "Com o sistema temos reduzido o tempo de espera e gradativamente eliminando as longas filas enfrentadas pela população. Agora os usuários conseguem planejar o seu atendimento com mais comodidade, garantindo mais organização e eficiência no serviço prestado. Além disso, o agendamento proporciona mais dignidade aos usuários, que são atendidos com pontualidade e de forma mais humanizada”, declarou o coordenador.
Cerca de 600 a 700 pessoas passam diariamente pela Central do CadÚnico em busca de atendimento de demandas de assistência social. Ao chegar, o usuário é encaminhado ao guichê de atendimento de acordo com o serviço escolhido. Vale destacar que o agendamento não substitui o atendimento presencial. Se houver necessidade de esclarecimentos ou auxílio no acesso ao site, o espaço também dispõe de técnicos que orientam esse atendimento presencial para que futuramente esse usuário só retorne no dia específico do seu atendimento.
Como agendar atendimento
Para agendar o atendimento, basta acessar o site da Funpapa aqui. O usuário deve clicar em Agendamento Eletrônico, preencher as informações e indicar o dia e hora do serviço pretendido.
O formulário de agendamento requer dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Ao concluir o procedimento, o usuário recebe uma notificação com a confirmação do agendamento e informações sobre os documentos necessários para levar no dia do atendimento presencial. O sistema é prático, didático e de fácil manuseio.