RESPEITO E INCLUSÃO



Foto: Lívia Pantoja (Semiac)
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), promoveu, nesta quinta-feira (24), um curso para profissionais que trabalham com atendimento ao público no shopping Pátio Belém. Com o tema “Condutas e abordagens adequadas para pessoas com deficiência”, a formação tem o objetivo de preparar profissionais para atender, de forma adequada, pessoas com deficiência (PCDs).
O curso foi realizado em um auditório do shopping. A pedagoga e assessora da Semiac, Mayssara Teles, deu orientações e informações para um público de 180 colaboradores do shopping, entre seguranças, profissionais da limpeza, recepcionistas, trabalhadores que atuam na área da administração, marketing e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Na apresentação, Mayssara Teles explicou aos profissionais as condutas indicadas para atender PCDs. A pedagoga abordou assuntos como conceitos sobre o termo “deficiência”, leis que amparam as pessoas com deficiência, importância do uso de termos adequados para falar com cada público, como chamar uma pessoa com deficiência, acessibilidade na comunicação e como agir no momento de crise da pessoa com deficiência, entre outros temas.
A titular da Semiac, Nay Barbalho, esteve no evento e destacou a importância da formação. “Todos devemos ser multiplicadores da inclusão, e a única forma de combater o preconceito é disseminando informação. Essa palestra é uma espécie de seguro, a gente espera nunca precisar conduzir uma crise de alguém com deficiência, mas isso pode acontecer e é necessário, sim, que a gente saiba como agir nesse momento. Eu também queria destacar o quanto é importante que nós tenhamos um olhar apurado para perceber que aquela pessoa tem alguma deficiência e saber como podemos ajudá-la, pois têm deficiências que são invisíveis, ou seja, que não possuem características físicas, como o autismo, por exemplo”, ressaltou a secretária.
O curso é a primeira parte de uma capacitação composta de cinco módulos. De acordo com a analista de Recursos Humanos do shopping, Jaqueline Brenner, ao final da formação, será organizada “capacitação também para os gerentes e lojistas”.
A profissional de limpeza, Lidiane Siqueira, de 40 anos, participou do curso e avaliou como importante, tanto para o dia a dia no trabalho, quanto para a vida pessoal. “Eu tenho duas crianças na família que têm autismo e nós não sabemos como lidar com elas. E agora eu aprendi o que posso fazer para ajudá-las. E aqui no shopping, principalmente na praça de alimentação, a gente vê muita criança se jogar no chão, gritar, se debater, eu sempre pensei que fosse birra e hoje estou aprendendo que não, que ela pode ser uma pessoa com deficiência. Também achei muito importante saber como agir em caso de alguma crise de pessoas PCDs”, declarou Siqueira.
Além do curso, a Semiac vai realizar mensalmente a Feira de Empreendedorismo Inclusivo no shopping.