SUSTENTABILIDADE


Foto: Luís Miranda/Semec
“É sempre importante a Prefeitura estar junto com a comunidade, porque tem coisas que só a comunidade sabe, e a Prefeitura tem ouvido a gente”. Foi com essas palavras que Edson Nascimento, presidente da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas e dos Barqueiros dos Pará (COOPBARP), agradeceu a parceria que possibilitou a inauguração de um biodigestor e de um espaço recreativo e esportivo para a Escola Municipal de Educação do Campo (EMEC) Milton Monte, na ilha do Combu. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, e reuniu a comunidade escolar e população ribeirinha do Combu.
A implantação do biodigestor é uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, e trata-se de uma iniciativa que busca a sustentabilidade nos espaços escolares da rede municipal da capital paraense..
Os biodigestores produzem o gás metano que é utilizado nas cozinhas das escolas para o preparo da alimentação. O equipamento aproveita recursos orgânicos que sobram da merenda escolar e das residências da ilha, uma vez que os moradores também receberam um balde para ajudar na coleta desses resíduos em casa.
Além do gás metano, o biodigestor produz como resíduo biofertilizantes que são utilizados nos projetos de hortas com as comunidades.
Com o biodigestor da escola Milton Monte, já são 16 instalados nas escolas de Belém, de um total de 32 reservados para rede municipal de educação.

Parceria em prol da educação e da sustentabilidade
A Prefeitura de Belém esteve representada durante a entrega pelo Secretário Executivo de Serviços da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), Àlex Dopazo; pela Superintendente da Primeira Infância, Flávia Marçal; e pela Secretária Executiva de Articulação Comunitária, Pâmela Massoud.
Para Àlex Dopazo, as parcerias que aconteceram na EMEC Milton Monte devem melhorar o dia a dia na escola. “Essa parceria é importante para que a gente consiga alcançar resultados ainda maiores. Com a ajuda da Cooperativa de Barqueiros e do Governo Federal, a rotina da escola se torna mais a completa possível do ponto de vista pedagógico e de participação comunitária”, disse.
Também nesse sistema de parceria com a CCOOPBARP, que faz o serviço de transporte para as escolas das ilhas, a escola Milton Monte conquistou um espaço esportivo e recreativo que atenderá toda a comunidade escolar e vai proporcionar o desenvolvimento de práticas esportivas e recreativas para a escola.
Durante o evento, os participantes puderam apreciar a apresentação musical e de dança do grupo Parafolclórico Pirro de Açaí, formado por estudantes e professores da Ilha do Combu, e a performance teatral “Quem Procura Cura”, do Projeto EcoCenas COP 30.
Texto: Luís Miranda - Ascom Semec