COP 30
Secretária Cilene Sabino marcou presença durante a entrega de documentos. (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Quarenta pessoas serão qualificadas no segmento de atendimento ao turista, no distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, durante curso ofertado pela Escola Nacional de Turismo, uma ferramenta educacional criada pelo Ministério do Turismo e executada pelo Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Pará.
Todas as quarenta vagas ofertadas foram preenchidas, superando as expectativas da coordenação que, a partir do segundo semestre deste ano, irá abrir outras modalidades, conforme resultado da pesquisa sobre a preferência do mercado local. O estado do Pará foi o primeiro a receber o projeto da Escola Nacional de Turismo, que vem avançando por municípios polos como Belém, Salinópolis, Bragança e Santarém e a região insular de Belém, com ênfase nas ilhas de Mosqueiro e Combu - notáveis pelas práticas turísticas de lazer e gastronomia.
As aulas do curso de atendimento ao turista, em Mosqueiro, começam dia 12 de maio, na escola estadual Honorato Filgueiras, no bairro da Vila. O curso de atendimento ao turista tem uma série de vantagens, como gratuidade total do material didático e o pagamento de subsídio financeiro de R$ 400 (pago em duas parcelas) para ajuda de custo de transporte e alimentação.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, esteve em Mosqueiro, na manhã de sábado, 25, acompanhando a entrega da documentação por parte dos candidatos inscritos e visitando o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no terminal hidroviário, além da escola Honorato Filgueiras, local das aulas.
De acordo com a secretária, a formação técnica dos moradores de Mosqueiro visa preparar o mercado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em novembro, com previsão de participação recorde de turistas e visitantes, além das comitivas de países internacionais.
“Queremos preparar nosso mercado profissional para agir durante e após a COP, já que o turista bem tratado sempre volta, mantendo aquecida a cadeia do turismo, gerando renda e emprego para quem está qualificado e disposto e se tornar um profissional com nível de excelência”, destacou a secretária Cilene Sabino, que agradeceu, também, o apoio do prefeito de Belém, Igor Normando, e do Governo do estado.
Crescimento
O distrito de Mosqueiro, distante 70 KM de Belém, por via terrestre, é um polo de belezas naturais com praias de rio e berço da cultura popular da herança mestiça de índios e colonização portuguesa. No distrito, a Prefeitura de Belém promove diversas obras e reformas, como o Portal de acesso à ilha e a Biblioteca Maria Lúcia Medeiros.
No terminal hidroviário está prevista a instalação de Feira de Artesanato e Gastronomia, conforme explicou Marcos Silva, coordenador do Centro de Atendimento ao Turista. “Já realizamos a primeira edição dessa Feira com bastante sucesso, mas a ideia é torná-la permanente para geração de pequenos negócios aos artesãos de Mosqueiro, assim como a gastronomia, que tem grande tradição na ilha”, disse ele. “Também estamos em negociação com o prefeito Igor Normando, objetivando o funcionamento da lancha expressa para linha fluvial entre Belém e Mosqueiro, ofertando mais conforto e acessibilidade aos visitantes”, completou.
Oportunidades
A oferta do curso de atendimento ao turismo superou as expectativas da coordenação com mais de cem inscrições para um total de quarenta vagas. Para quem conseguiu, o momento é de esperança num futuro com trabalho e oportunidades. A estudante Jhocksta Bekmen, moradora do Distrito Industrial, em Ananindeua, estava desde cedo aguardando o momento para finalizar a inscrição. Ela disse que sempre gostou da área do turismo, principalmente, do atendimento a pessoas com deficiência. “O curso também abre novos caminhos de conhecimento e melhora nossa estima, então, eu me sinto renovada e bastante esperançosa em dias melhores para nós”, disse.
A jovem Evelyn Cruz Tavares, moradora da área da praia do Bispo, disse que o curso veio em boa hora, já que ela pretendia cursar aulas técnicas. “Eu já terminei o ensino médio, mas não quero fazer o nível superior, por enquanto, então esse curso vai me ajudar bastante”, destacou. O curso também atraiu pessoas de áreas afins como gastronomia e artesanato, por exemplo. As chefs Adriana Uchôa e Patrícia Cunha, recém-formadas pela Universidade do Estado do Pará, também não perderam a oportunidade. “Queremos continuar estudando e crescendo cada vez mais”, disseram.
Potencial turístico
Mosqueiro deverá continuar recebendo as ações da Escola Nacional de Turismo e da Prefeitura de Belém pelo potencial que apresenta, atraindo milhares de pessoas durante o ano inteiro. Segundo Danilo Titan, da coordenação dos cursos, a comunidade deverá apontar o que considera mais importante para melhorar a vertente turística. Na grade da escola existem de 8 a 9 cursos como camareiras, gestão de pequenos negócios, inglês, espanhol entre outros voltados à valorização do segmento. “Nós estamos atendendo uma solicitação do subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão e do coordenador do CAT, Marcos Silva, para esse primeiro curso, mas a comunidade é que vai indicar os próximos cursos, pois temos a possibilidade de elaborar um curso exclusivo para Mosqueiro”, adiantou Titan.
O diretor de projetos do Ministério do Turismo, professor Marcos Cezar Barbosa, que acompanhou a visita da secretária Cilene Sabino, também destacou que esse primeiro curso atendeu pedido da comunidade, por meio da Semcult e da subprefeitura de Mosqueiro. “Mosqueiro é um distrito com forte potencial e nós estamos aqui realizando o curso de qualificação com essa primeira turma contribuindo com apoio técnico sempre voltado ao crescimento das riquezas culturais paraenses na Região Metropolitana de Belém, e as ilhas de Combu e Mosqueiro”, disse o diretor.
Tags
SEMCULT
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Literatura
Arquiteta paraense Carla Abreu lança livro de crônicas em Belém no dia 18 de junho
A estreia da arquiteta paraense Carla Abreu na literatura será celebrada no dia 18 de junho, com o lançamento do livro Corte A, em Belém. O evento ocorre às 18h, no Atrium Quinta das Pedras, e contará... -
Formação profissional
Fundação Bunge lança “De Grão em Pão” no Pará
A Fundação Bunge anuncia a chegada a Belém (PA) do “De Grão em Pão”, seu projeto voltado à formação profissional gratuita em panificação e confeitaria. Com inscrições abertas até 22 de junho, a inicia... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em um ano, Usina da Paz de Capanema se consolida como espaço de cidadania e contribui para redução da violência
A Usina da Paz (Usipaz) de Capanema completou seu primeiro ano de funcionamento consolidada como um dos principais espaços de cidadania, inclusão social e fortalecimento comunitário do município. Desd...