JUVENTUDE



Foto: Agência Belém
A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) sediou, na tarde desta quarta-feira, 30, um importante encontro com representantes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do governo federal. O evento reuniu gestores, lideranças jovens e autoridades para discutir estratégias e ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de juventude no Pará.
O destaque da reunião foi o debate sobre a Caravana da Juventude, uma iniciativa nacional que tem percorrido diferentes estados para mobilizar jovens e autoridades em torno da construção de um Plano Nacional de Juventude. A Caravana também celebra os 20 anos das políticas públicas federais voltadas para esse público, buscando incentivar o protagonismo juvenil e o engajamento na formulação de políticas públicas.
Participaram da reunião Neilson Marques, coordenador geral da SNJ, Miguel Intra, coordenador geral de relações federativas e interministeriais da SNJ, e a representante da Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) da Prefeitura de Belém, Queize Queren.
Durante o encontro foram abordadas pautas fundamentais, como o fortalecimento do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), a ampliação da participação de jovens nos processos decisórios e a articulação entre diferentes níveis de governo na construção de políticas públicas transversais e duradouras.
“O fortalecimento das políticas públicas em favor da juventude deve ser uma prioridade para os gestores públicos. Estamos aqui para somar forças e garantir que os jovens, especialmente os de Belém e de todo o Pará, tenham suas demandas ouvidas e atendidas”, destacou Neilson Marques.
Queize Queren, da Sejuv, ressaltou a importância da mobilização e da parceria entre esferas de governo: “A Secretaria Executiva da Juventude de Belém está efetivamente engajada nesse processo, pois acredita que os jovens belenenses têm vez, têm espaço e querem, sim, o fortalecimento das políticas públicas. Esse diálogo com o governo federal é fundamental para que nossas demandas locais sejam encaminhadas e, mais do que isso, para que haja orçamento e estrutura que garantam a efetividade dessas ações em nosso município”.
O evento também serviu como momento de escuta ativa da juventude local, reafirmando a relevância da participação popular na construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude. Foi ainda destacada a tramitação de um novo decreto sobre o Conselho Estadual de Juventude (Conjue), já encaminhado à Casa Civil, além da estruturação dos pilares CPF — Conselho, Plano e Fundo —, que sustentam políticas públicas permanentes e efetivas.
A Caravana da Juventude segue sua programação no Pará com um grande evento em Marituba no dia 14 de maio, das 8h às 17h, na Usina da Paz do bairro União. A atividade contará com audiência pública pela manhã, seguida de rodas de conversa, apresentação de propostas, prestação de serviços de cidadania e atrações culturais durante a tarde. A Secretaria Executiva da Juventude de Belém também estará presente, reforçando seu compromisso com os jovens da região metropolitana.
“Este é um momento para conhecer, debater e cocriar políticas públicas que representem de fato a juventude brasileira. Que os jovens ocupem esse espaço e contribuam com suas vozes”, afirmou Queize Queren.