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Foto: Divulgação
O Dia das Mães segue como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro, movimentando consumidores em todo o país. Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads, com mais de 89 mil clientes do segmento pré-pago, revelou que 62% dos respondentes pretendem comprar presentes para suas mães — o público mais homenageado na data. Os itens mais escolhidos são perfumes (19%), roupas (16%), acessórios (13%) e celulares (10%).
Um dado que se destaca é o crescimento de 67% na procura por celulares como presente, na comparação entre 2024 e 2025. O item subiu do oitavo para o quinto lugar no ranking de preferências em relação ao ano passado, passando de 6% das intenções de compras para 10% das respostas. O avanço indica uma valorização crescente dos dispositivos tecnológicos como escolha para o Dia das Mães.
O levantamento também aponta um perfil de consumidor mais consciente: 40% pretendem gastar até R$ 100, enquanto 27% planejam investir entre R$ 101 e R$ 300. Já na forma de comemorar, o destaque vai para o tradicional almoço em família em casa, opção escolhida por 47% dos entrevistados, indicando o peso do afeto e da convivência presencial na celebração da data.
Embora o digital esteja cada vez mais presente na jornada de consumo, 65% dos participantes ainda preferem realizar suas compras em lojas físicas, contra 35% que optam por canais virtuais. Entre os meios de pagamento, o dinheiro (36%) lidera, seguido pelo PIX (19%) e cartão de débito (18%), revelando hábitos diversos e oportunidades de ativação multicanal.
No Pará, 60% dos respondentes vão presentear as suas mães, 40% deles pretende fazer os pagamentos com dinheiro e 17% via PIX. Além disso, 28% pretende gastar de R$ 20 na R$100 e 27% vão investir de R$101 a R$300 em presentes para a mãe.
Os dados apontam ainda, que 68% dos consumidores amazonenses preferem realizar as suas compras em lojas físicas.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.