COMÉRCIO DE RUA





Foto: Ascom Sedcon
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), registrou recorde de arrecadação para regulizar o comércio ambulante, terraces e quiosques nas vias públicas da capital. De 1º de janeiro até esta quarta-feira, 14, foram arrecadados dos permissionários cadastrados R$ 603.485,01. No mesmo período do ano passado a arrecadação foi de R$ 233 mil.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, André Cunha, o diálogo com os trabalhadores e a negociação das dívidas com a Sedcon tem contribuído para a regularização e consequente aumento da arrecadação. “O valor arrecadado é direcionado à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que ordena a gestão do valor para melhorias em diversos setores da nossa cidade, inclusive no que abrange à Sedcon”, explicou André.
Quanto aos benefícios das arrecadações para os trabalhadores da capital, garantidos pela Sedcon, estão cursos de capacitação profissional e empreendedorismo que estão continuamente sendo ofertados aos permissionários pelo Departamento de Apoio à Produção (Deap) da Sedcon.
“Outras ações realizadas pela Sedcon são ordenamentos, fiscalizações, emissões de crachás e alvarás e a padronização dos equipamentos nas vias públicas, a fim de promover a organização da cidade e a garantia do direito de ir e vir da população”, destacou o diretor de comércio e publicidade em vias públicas, Dayvison Gemaque.
O vendedor de produtos eletrônicos Wallace Cristiano Brito, de 24 anos, comercializa há dois anos acessórios para celular e computador na calçada da avenida Alcindo Cacela, em frente a uma universidade. O jovem empreendedor, que esteve nesta quarta-feira na Sedcon, para emitir a guia de pagamento para renovação de licença, aconselha os trabalhadores informais que atuam nas vias públicas: “Não há nada melhor que trabalhar respaldado pela Prefeitura, que nos dá a segurança de um local digno para ganhar nossa renda”.