MAIO AMARELO





Foto: Ascom/SEGBEL

O pequeno Paulo Sérgio, de 9 anos, sonha em, quando adulto, ter seu próprio automóvel para passear com a família. Mas mesmo com a pouca idade ele já demonstra responsabilidade e consciência sobre a importância da segurança no trânsito. “Tem que parar na faixa e olhar para os dois lados antes de atravessar”, afirma com convicção.
Foi com esse senso de responsabilidade em formação que Paulo e seus colegas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Edson Luiz, no bairro do Guamá, participaram de uma manhã especial e repleta de aprendizado nesta sexta-feira,16.

A campanha Maio Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), chegou à escola com atividades educativas, lúdicas e cheias de cor. A equipe de Educação de Trânsito levou jogos, dinâmicas, uma minicidade cenográfica e rodas de conversa para ensinar às crianças — e também aos professores — que atitudes seguras no trânsito podem salvar vidas. Entre os temas abordados estavam a travessia segura na faixa de pedestres, o uso correto da bicicleta, o respeito à sinalização e, principalmente, a importância de compartilhar esses conhecimentos com a família.
Os alunos demonstraram grande interesse e participação. Com olhos atentos e muitas perguntas, encerraram a atividade com a certeza de que, para mudar o trânsito, é preciso atitude. “Aprendi que mesmo sem estar dirigindo, a gente precisa prestar atenção quando estiver andando. Se for atravessar a rua, tem que ser na faixa ou quando o sinal estiver fechado, pra não ser atropelada”, explicou Larissa Lima, também de 9 anos.
A dona de casa Maria de Paula, 44, acompanhou a ação e destacou a relevância do aprendizado para o futuro do filho. “Meu marido anda de moto e sempre leva nosso filho. Como criança aprende rápido, tenho certeza de que ele vai alertar o pai se fizer algo errado. Mas o mais importante é que, quando crescer, ele vai lembrar desses ensinamentos e vai dirigir com responsabilidade.”

Segundo Karime Rodrigues, agente educadora da Segbel, o impacto das ações educativas nas escolas vai muito além da sala de aula. “Eles são multiplicadores.Quando uma criança chama a atenção dos pais sobre um comportamento errado no trânsito, isso faz toda a diferença. E elas aprendem de forma divertida, com brincadeiras e muita participação, como fizemos aqui hoje.”
Além das oficinas educativas, a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), da Segbel, ofereceu atendimento à comunidade, com a distribuição de 70 senhas para emissão de benefícios como Passe Fácil Estudantil, Sênior e Especial, além de credenciais de estacionamento para pessoas idosas e com deficiência.
A ação também teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que integrou à programação atividades do Maio Laranja - campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.