Projeto "Filhas da Amazônia"
Mulheres Fortes do Norte e São João da Thay se unem em prol da valorização da Amazônia com o projeto "Filhas da Amazônia". A força feminina amazônida ganha ainda mais voz com o lançamento do projeto Filhas da Amazônia, uma iniciativa potente que nasce da parceria entre o coletivo Mulheres Fortes do Norte e o tradicional São João da Thay, com curadoria e protagonismo de Thaynara OG e Dina Carmona.
Muito mais do que um projeto de comunicação, Filhas da Amazônia é um manifesto. É um grito coletivo de mulheres que utilizam suas habilidades, vivências e territórios para colocar em evidência temas, saberes e lugares historicamente esquecidos ou invisibilizados pela grande mídia. Trata-se de um movimento que mistura entretenimento e informação com o objetivo claro de promover o desenvolvimento sustentável e social da região amazônica.
O projeto se desenha como uma rede de ações transformadoras que passam por mídias digitais, capacitações em comunidades locais, palestras, cursos, ações educacionais e até visitas ao Congresso Nacional, conectando as realidades locais com grandes pautas globais, como as discussões da COP 30 e os desafios ambientais enfrentados pelo planeta.
Percorrendo cidades amazônicas, Thaynara OG e Dina Carmona são guiadas por anfitriãs locais, mulheres que representam, com orgulho, a essência de seus territórios. Em cada parada, histórias, saberes, lutas e tradições ganham luz. É a Amazônia sendo contada por quem a vive, por quem a sente pulsando nas veias. “Filhas da Amazônia é sobre pertencimento, é sobre escuta, sobre empoderar e, principalmente, devolver a narrativa para as mãos de quem sempre a construiu, mas que raramente foi ouvida”, reforça Dina Carmona, idealizadora do Mulheres Fortes do Norte.
Em um Brasil onde mais de 90% da população está conectada digitalmente (IBGE), ainda há um vácuo de representatividade nas regiões fora do eixo sul-sudeste. Filhas da Amazônia nasce para ocupar esse espaço com dignidade, verdade e identidade.
Entre os pilares do projeto, destacam-se:
? Valorização da cultura amazônica e das tradições locais;
? Promoção da capacitação e profissionalização de comunidades;
? Fortalecimento de projetos com impacto social e sustentável;
? Mobilização de apoio e visibilidade para iniciativas que transformam a região;
? Reforço da importância da Amazônia para o futuro do planeta.
O que era invisível agora ecoa em forma de movimento. Filhas da Amazônia é uma bandeira levantada por mulheres que acreditam na potência de suas raízes e na urgência de um futuro sustentável, diverso e amazônico