Gastronomia e Cultura
Foto: Bruno Menezes
Uma noite de pura celebração, sabores marcantes e emoção tomou conta do espaço Nabêra Gastronomia e Cultura, na última segunda-feira (19), com a revelação dos grandes vencedores do Comida di Buteco 2025. A tradicional Festa dos Campeões reuniu donos de butecos, jurados, imprensa e apaixonados pela boa comida para prestigiar o anúncio dos três primeiros colocados do circuito de Belém e conhecer quem vai representar a cidade na final nacional do concurso mais saboroso do Brasil.
O título de campeão ficou com o Confraria do Fraga, com o petisco Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita — carne-de-sol suína com baião-de-dois do sertão nordestino, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde, empanados no cuscuz de chicória. Agora, o estabelecimento carrega o orgulho de levar os temperos e a criatividade paraense à disputa nacional, em São Paulo, no dia 1º de julho.
O segundo lugar ficou com o Paladar Gi, com o petisco Avuado Ribeirinho — camarões do Rio Maguari recheados com queijo do Marajó, assados na brasa e servidos com sticks de tapioca com castanha-do-Pará, acompanhados de geleia de jambu levemente apimentada. Já o terceiro lugar foi para o Barão Bistrô, com o petisco Língua di Buteco — espeto de língua assada na brasa, acompanhado de farofa de bacon e queijo coalho, molho barbecue picante de goiabada e picles de pimentões e cebola roxa, completando o pódio da edição 2025 com muito talento e dedicação à gastronomia de raiz.
Criado em Belo Horizonte no ano 2000, o Comida di Buteco celebra em 2025 seus 25 anos de história, conectando o Brasil através dos sabores e da cultura popular. O concurso deste ano teve como tema “25 para Celebrar” e contou com a participação de butecos que criaram petiscos exclusivos avaliados tanto pelo público quanto por jurados, levando em consideração critérios como sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.
Um destaque especial da noite foi a homenagem prestada pelo Espetinho do Fabrício em comemoração aos “25 anos de paixão pelo buteco”, um tributo ao legado do concurso, à conexão afetiva do público com seus bares preferidos e ao compromisso com a preservação da culinária de raiz.
Mais do que um concurso, o Comida di Buteco é um movimento que valoriza as histórias por trás dos balcões, impulsiona pequenos empreendimentos e movimenta a economia local. A festa no Nabêra foi um verdadeiro retrato dessa força: alegria contagiante, confraternização e muito orgulho da rica gastronomia amazônica. Um exemplo disso é a parceria com os patrocinadores locais e nacionais, que são pilares estruturais, que reforçam o apoio à cultura dos butecos.
Nesta edição histórica, o concurso bateu recordes de participação: foram mais de 1,5 milhão de votos em todo o país, refletindo o carinho do público com os butecos brasileiros. Vale lembrar que o Comida di Buteco é 100% patrocinado, o que fortalece sua independência e compromisso com a valorização dos pequenos negócios.
Agora, todas as atenções se voltam para a etapa nacional, onde os campeões de cada um dos 27 circuitos do país serão avaliados por um júri técnico, formado por especialistas de diferentes estados, um processo criterioso que garante diversidade e imparcialidade na escolha dos três melhores butecos do Brasil.
Com a vitória da Confraria do Fraga, Belém mostra mais uma vez a potência da sua cozinha e a paixão do seu povo pela boa mesa. Que venha São Paulo e que vença o sabor da Amazônia!