ECONOMIA E NEGÓCIOS



Foto: Ascom/Sedcon
Começou nesta segunda-feira, 26, e segue até o dia 30, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Belém, a 16ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento oferece uma programação diversa, com planejamento para formalizar ou decolar negócios, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, marketing, feira de pequenos empreendedores e orientações para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em novembro na capital.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), marca presença na feira com atendimento diário prestado por seis servidores da Sedcon, de 9h às 19h, que iniciarão os serviços da Sala do Empreendedor COP 30. A Sala irá funcionar no Solar da Beira, com previsão de inauguração em setembro.
Nesta Semana do MEI, os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor são orientações sobre abertura e regularização de empresas, inclusive MEIs; cursos de capacitação; e apoio, junto à rede de parceiros, para obter linhas de crédito e agilização de documentos.
“Essa Sala do Empreendedor será um marco na parceria firmada entre a Prefeitura de Belém e o Sebrae. No ano da COP 30, inaugurar um espaço especificamente voltado para os pequenos empreendedores mostra o comprometimento da nossa gestão com o desenvolvimento econômico do município, oferecendo informações e apoio para o fomento desses trabalhadores”, afirmou André Cunha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, destacou: "Na Semana do MEI o público tem uma mostra de como funcionará a Sala do Empreendedor COP 30 de Belém, pensada para capacitar e dar suporte técnico e especializado aos empreendedores de pequenos negócios da capital, para que eles possam oferecer a melhor experiência possível ao público que virá à Conferência do Clima, por meio dos seus produtos e serviços. A presença da Prefeitura nesta Semana também é oportunidade para a gestão pública estar ainda mais perto dos empreendedores de Belém.”
Empreendedores recebem orientações
Wilson Seabra, 68 anos, saiu do município de Santa Luzia do Pará, acompanhado da esposa, para buscar orientações para virar um microempreendedor individual. “Temos uma barraca de lanche e queremos legalizar esse trabalho, para prosperar o negócio”, disse o professor.
A vendedora autônoma de cosméticos Tânia Farias, 53 anos, comemorou a presença da Prefeitura dando orientações ao público. “Muito legal saber que o poder público está oferecendo o caminho da informação à população”, disse.
O número de MEIs no Brasil e na Região Norte vem crescendo ano após ano, mostrando que cada vez mais pessoas estão buscando se formalizar. Com um aumento de aproximadamente 1,5 milhões de MEIs no Brasil e 68 mil na Região Norte nos últimos três anos, este modelo de formalização se fortalece como propulsor do empreendedorismo no País.
Existem atualmente no Pará 328.577 MEIs, sendo 99.037 em Belém; 57,55% são homens e 42,45%, mulheres. Os MEIs no Pará estão distribuídos nos seguintes segmentos: Serviços, 46,20%; Comércio, 38,22%; Indústria, 8,97%; Construção Civil, 5,95%; e Agropecuária, 0,65%.