Cultura
O Arraial do Pavulagem está em plena fase de ensaios do Batalhão da Estrela, grupo de brincantes formado por participantes das oficinas e veteranos da manifestação. Os encontros acontecem no Boulevard da Gastronomia, de segunda a sexta (19h às 21h), aos sábados (16h às 18h); e aos domingos (10h às 12h). Os ensaios são abertos ao público.
Com o tema "Arraial da Floresta", a edição 2025 é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem com patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do Governo do Pará, Secult, Prefeitura de Belém, TV Liberal, Point do Açaí, Ferryboat Amazonas, Sesc (PA), Blois e Oliveira Assessoria Contábil e da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves).
Encontros abertos que encantam o público
Além de reunir o Batalhão, os ensaios se tornam também um momento de encantamento para o público. Quem passa pelo Boulevard da Gastronomia pode assistir, cantar e dançar junto. “É no ensaio que o cortejo ganha vida. Que a gente sente o compasso coletivo e a energia do Batalhão se formando de verdade”, comenta Ronaldo Silva, músico e co-fundador do Arraial do Pavulagem.
“É um momento de emoção e preparação. E também um convite para quem quiser conhecer esse processo de perto”, completa Júnior Soares, também músico e co-fundador do Arraial do Pavulagem.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a empresa se orgulha em apoiar iniciativas culturais que são essenciais para a democratização da arte e o fortalecimento da cultura local.
"A valorização da cultura paraense é um pilar fundamental para a promoção da inclusão social e o reconhecimento dos nossos fazedores de cultura. Acreditamos que, ao proporcionar visibilidade a esses artistas, estamos contribuindo para o fortalecimento de nossa identidade cultural. A programação do Arraial do Pavulagem desempenha um papel crucial nesse processo, oferecendo uma plataforma contínua de visibilidade que se estende ao longo de seu calendário de atividades, culminando nos arrastões que tomam as ruas de Belém. A Equatorial Pará acredita na democratização do acesso à arte e se orgulha de apoiar o Arraial, pelo sexto ano consecutivo, em todas as suas fases, proporcionando aos brincantes uma programação diversificada, inclusiva e que dá voz à cultura paraense".
Mais de 1.200 brincantes integram o Batalhão da Estrela
Neste ano, o Batalhão da Estrela reúne mais de 1.200 inscritos nas modalidades de Perna-de-Pau, Dança, Banjo, Percussão e Vivências Culturais Infantis. 400 deles participaram das oficinas realizadas em maio, onde aprenderam coreografias, ritmos e tradições em contato direto com mestres e instrutores do Instituto Arraial do Pavulagem.
Agora, eles se juntaram aos veteranos para aplicar o aprendizado nas práticas para os cortejos que enchem as ruas de Belém com música, cores e alegria em junho e julho.
A veterana Helena Berbário, 24 anos, é brincante da Dança no Batalhão da Estrela. Para ela, cada novo ciclo é uma chance de reviver a magia e compartilhar o que aprendeu.
“É lindo ver novos brincantes chegando, descobrindo como tudo funciona. Ver aquele brilho no olhar dos iniciantes, o mesmo brilho que a gente sentiu quando entrou. É maravilhoso apresentar isso pras pessoas, compartilhar o que eu sei também. Todo ano é uma experiência nova, e a cada ano vai ficando ainda melhor”, diz.
A iniciante da Percussão, Jennifer Lene, 19 anos, vive a emoção de participar pela primeira vez do Batalhão da Estrela. Tocar maraca virou paixão e motivo de orgulho.
“Durante as oficinas eu aprendi muito. Depois que a gente supera a dificuldade do início, aprende demais. Me sinto totalmente preparada para tocar nos Arrastões. Eu toco Maraca, é um instrumento que eu me apaixonei. É muito especial participar esse ano, porque é o meu primeiro. E eu espero que venham muitos outros”, conta.
Preparação coletiva para os cortejos de junho e julho
Os ensaios marcam o momento em que o cortejo começa a ganhar corpo. É a virada de chave entre o aprendizado das oficinas e a prática coletiva que leva à formação final dos Arrastões do Pavulagem, que acontecem nos domingos de junho e julho.
Em 2025, a manifestação celebra sua 38ª edição com o tema Arraial da Floresta, exaltando as conexões entre cultura popular, meio ambiente e os saberes tradicionais da Amazônia, além de conectar tudo isso a diversas ações de sustentabilidade nos eventos.
Calendário de ações - Arrastões do Pavulagem 2025
25 de maio a 11 de junho – Ensaios do Batalhão da Estrela – Boulevard da Gastronomia
05 de junho – Projeto Oralidades: roda de conversas sobre saberes ancestrais com roda musical – Boulevard da Gastronomia
12 de junho – Cortejo fluvial, levantamento dos Mastros de São João, ensaio geral do Batalhão da Estrela e Roda de Boi com a banda Arraial do Pavulagem – Escadinha do Cais do Porto e Praça Waldemar Henrique
Datas dos Arrastões do Pavulagem 2025
15 de junho – 1º Arrastão do Pavulagem
22 de junho – 2º Arrastão do Pavulagem
29 de junho – 3º Arrastão do Pavulagem
06 de julho – 4º Arrastão do Pavulagem
SERVIÇO:
Ensaios do Batalhão da Estrela (Arrastões do Pavulagem 2025)
Local: Boulevard da Gastronomia
Horários:
- Segunda a sexta | 19h às 21h
- Sábados | 16h às 18h
- Domingos | 10h às 12h
Entrada: evento aberto ao público