Participe
Estão prorrogadas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Espírito Público (PEP), até as 20h do próximo dia 20. Podem se inscrever servidores que atuam na administração pública brasileira - União, estados ou municípios - que desenvolveram projetos autorais de impacto na sociedade. Para fazer a inscrição basta acessar o link: www.premioespiritopublico.org.br. Cada um dos projetos vencedores receberá R$10 mil.
Nesta edição, as sete categorias são: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Transformação Digital, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde e Segurança.
No edital, estão detalhados os critérios de avaliação de cada uma das categorias. Na Saúde, por exemplo, os avaliadores buscam iniciativas que aprimorem a gestão do sistema de saúde, fortalecem a atenção primária, ampliam o acesso a serviços essenciais e inovam na prevenção e tratamento de doenças, inclusive projetos voltados à saúde mental, promoção do bem-estar emocional. Além, é claro, de iniciativas que promovam melhorias na qualidade e no acesso aos serviços de saúde pública.
Outro exemplo que pode ser destacado é a categoria Meio Ambiente e Emergência Climática, onde serão analisadas iniciativas voltadas para a gestão ambiental, a redução de impactos e recuperação do equilíbrio ecológico, a produção agroecológica e sustentável, a adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Também inclui a transição energética, o uso eficiente de recursos e o fortalecimento da segurança climática.
Organizado pela República.org, o Prêmio Espírito Público reconhece o trabalho dos servidores públicos como fundamental. O PEP estimula iniciativas para que a sociedade receba melhores serviços e atendimento.
Em suas seis edições, mais de 9 mil servidores públicos se cadastraram para o PEP. Foram selecionados quase 190 servidores públicos que estiveram envolvidos nas premiações. O prêmio mostrou mais de 100 projetos que impactaram o Brasil.
Mais informações: Prêmio Espírito Público: https://premioespiritopublico.org.br/