DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Foto: Liliane Moreira
Na programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente o prefeito Igor Normando informou que Belém vai receber 200 mil mudas de plantas nativas em pontos estratégicos da cidade (Foto: Liliane Moreira )
Nesta quinta-feira, 5 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Belém participou de uma programação especial promovida pelo Governo do Estado do Pará no Parque Estadual do Utinga. O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Igor Normando, além de autoridades municipais, estaduais e federais, e marcou uma série de ações estratégicas para o fortalecimento das políticas ambientais na capital paraense e em todo o estado.
O principal destaque da agenda foi a assinatura do Plano de Arborização de Belém, que prevê o plantio de 200 mil mudas de árvores nativas na capital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, o Governo do Pará e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal da cidade, contribuir com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e promover mais qualidade de vida para a população.
“O Plano de Arborização de Belém é mais do que um compromisso ambiental. É uma resposta concreta aos desafios climáticos que enfrentamos diariamente. Belém precisa respirar melhor, precisa de mais sombra, mais vida. E plantar árvores é um ato de cuidado com o futuro da cidade e com as próximas gerações”, destacou o prefeito Igor Normando durante o evento.
Além do plano, outras importantes ações foram anunciadas, como a assinatura da lei de regulamentação ambiental, a entrega de três cadastros ambientais rurais (CARs) para comunidades quilombolas do estado e a assinatura do decreto ‘Pará Sem Fogo’, que reforça o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais na região.
Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre, o plano reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade. “Este é um passo histórico para Belém. Estamos unindo esforços com outras esferas de governo para transformar nossa cidade em um espaço mais verde, mais equilibrado e mais justo. Cada muda plantada será um símbolo da nossa responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, o Senador Fabiano Contarato, também participou do evento e ressaltou a importância de políticas públicas integradas. “O que vemos aqui hoje é um exemplo do que o Brasil precisa multiplicar: ações conjuntas entre municípios, estados e governo federal, com apoio de instituições como o BNDES, para garantir justiça ambiental e proteção aos nossos biomas”, declarou o senador.
A celebração no Parque do Utinga reafirmou o papel de Belém como protagonista nas discussões ambientais da Amazônia, especialmente em um momento em que a cidade se prepara para sediar a COP30, em 2025. Com iniciativas como o Plano de Arborização e o fortalecimento de políticas ambientais inclusivas, a capital paraense consolida seu compromisso com um futuro mais verde, sustentável e resiliente.
Tags
PROTEÇÃO AMBIENTAL
Relacionadas
-
CANTEIROS VERDESPrograma vai revitalizar pontos críticos de descarte de lixo e entulho
-
DIA DO MEIO AMBIENTE
Praias de Outeiro recebem ação de limpeza e conscientização
A Praia Grande e a Praia do Amor receberam agentes municipais, do Corpo de Bombeiros e voluntários que se reuniram em um grande mutirão de limpeza para coletar plásticos, vidros,... -
BELÉM EM ORDEM
População aprova combate à poluição sonora causada por motocicletas
Há pelo menos cinco anos, o comerciante José Pereira, de 77 anos, enfrenta noites mal dormidas causadas pelo barulho excessivo de motocicletas com o escapamento adulterado que trafegam t... -
BELÉM EM ORDEMPrefeitura destrói 1000 escapamentos de motocicletas adulterados
-
REUNIÃO COM PREFEITOSPrefeitos da Amazônia Legal debatem clima e COP 30 em Belém