BELÉM EM OBRAS


Foto: Joyce Assunção
Mais uma obra estruturante chega à população de Belém. A rua das Rosas, no bairro do Bengui, foi entregue na tarde desta segunda-feira (9) pelo Governo do Pará, com a presença da Prefeitura de Belém, parceira na construção desse novo momento de transformação urbana que a cidade vive com os investimentos da COP-30.
Localizada entre a avenida Centenário e a avenida Augusto Montenegro, a rua das Rosas se torna importante rota de ligação para moradores e motoristas, com acesso facilitado pela avenida dos Planetas. A entrega faz parte das obras de macrodrenagem dos Canais Bengui e Marambaia e representa mais um passo no compromisso conjunto entre Prefeitura e Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida em Belém.
Com aproximadamente 750 metros de extensão, a rua das Rosas recebeu serviços de pavimentação asfáltica, calçada com acessibilidade, sarjeta, meio-fio, sinalização, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de drenagem e aterramento de quintais. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Governo Federal.
Além de beneficiar diretamente os moradores da região, a obra vai auxiliar na fluidez do trânsito, especialmente em dias de grandes eventos no Estádio Olímpico do Pará, desafogando a movimentada avenida Augusto Montenegro.
"A gente tem visto a quantidade de obras nas ruas de Belém. Esta obra aqui vai garantir dignidade e acessibilidade para quem mais precisa. Pensar naqueles que enfrentam dificuldades de mobilidade é pensar na nossa cidade. Graças à parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, estamos garantindo a pavimentação de mais de 600 ruas. Tudo isso são obras importantes, e aqui temos um exemplo de investimento nas periferias", destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.
"Hoje estamos aqui para cumprir mais uma etapa dos benefícios que chegam para integrar a comunidade. É uma obra muito importante, porque além de beneficiar diretamente os moradores da rua, também conecta os bairros do Mangueirão e do Bengui", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
O morador da rua das Rosas, Varlindo Campos, auxiliar de logística, contou sobre as dificuldades vividas antes da requalificação.
"Aqui era só buraco. Quando chovia, ficava só lama. Foram 30 anos de abandono, eu já tinha perdido a esperança. Ver a rua assim dá alegria. Depois que a gente se mudou pra cá, vivia isolado. Os carros de aplicativo não gostavam de vir, a gente andava muito. Agora está muito bom e, com isso, os imóveis daqui ficam mais valorizados".
A dona de casa Maria Silva, 59 anos, acompanhou a inauguração ao lado da vizinha Marlice Campos, 47.
"Moro aqui há mais de 30 anos. Eu lembro de como era difícil andar por aqui, era horrível. Agora está muito melhor. Temos mais autoestima para circular, e a rua está até iluminada".
A entrega da rua das Rosas integra o maior programa de macrodrenagem já realizado em Belém, que inclui intervenções em mais de 17 canais da cidade, sendo 13 deles ligados diretamente às obras preparatórias para a COP-30. As melhorias nos canais Benguí e Marambaia já alcançaram 80% de execução e vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas, com a implantação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e uma nova Estação Elevatória de Esgoto.