Teatro
A memória da pandemia, o enfrentamento das perdas e a potência da arte como forma de resistência ganham palco em Belém com a chegada do projeto Desassossego In Loco, realizado pelo grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus (AM). A capital paraense recebe a primeira etapa da iniciativa, que será realizada de 3 a 6 de julho com oficinas, residências e apresentações gratuitas no Centro Cultural Atores em Cena, no bairro de Nazaré.
O destaque da programação é o espetáculo Desassossego, inspirado nas consequências do colapso sanitário vivido na capital amazonense durante a segunda onda da pandemia de Covid-19. A montagem será apresentada nos dias 5 e 6, às 20h, seguida de rodas de conversa sobre representatividade indígena na cena contemporânea.
Com sete prêmios e circulação nacional em importantes festivais, o espetáculo já levou o grupo a ser indicado como Melhor Companhia de Teatro do Brasil pela Academia de Artes do Teatro.
A dor como ponto de partida
Criado a partir de relatos e vivências do período crítico da pandemia em Manaus, o espetáculo busca manter viva a memória coletiva do trauma, com uma linguagem que mistura autoficção e experimentação cênica. “Todos nós fomos afetados. A gente escolheu não esquecer”, diz o diretor Felipe Jatobá.
A peça é protagonizada por Leandro Paz, ator, sonoplasta e indígena Kokama, cuja presença em cena reforça o eixo do projeto: ocupar os palcos com corpos historicamente marginalizados e conectar a arte com os saberes dos povos originários.
“A gente quer mostrar como nossos corpos encenam suas próprias narrativas, deixando um legado de ocupação nos palcos do Brasil”, afirma Leandro.
Oficinas e intercâmbio cultural
Nos dias 3 e 4 de julho, às 19h, o público poderá participar de oficinas com o tema “Luz, Drama, Auto Ficção”. Haverá ainda uma residência artística com grupos locais, promovendo trocas com coletivos atuantes na Amazônia.
Segundo Jatobá, Belém foi escolhida como ponto de partida por sua conexão histórica e cultural com o Amazonas. “Queremos estreitar esse laço também pelas artes. Existe uma lacuna na visibilidade da produção teatral do Norte, e nosso desejo é contribuir para mudar isso.”
O projeto Desassossego In Loco é realizado com apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023 e segue para Brasília (DF) e São João de Meriti (RJ) após a temporada em Belém.
Com oito anos de trajetória, o Jurubebas de Teatro atua em comunidades periféricas de Manaus com oficinas para jovens, adultos e públicos LGBTQIAPN+, sempre com foco na arte como instrumento de transformação social.