EDUCAÇÃO
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Esqueça a sala de aula onde o professor fala e o aluno apenas escuta. Na Escola Canadense de Belém, o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla, onde as crianças são incentivadas a explorar, perguntar, argumentar e construir o conhecimento de forma ativa. Com uma proposta pedagógica centrada no protagonismo estudantil, a instituição tem se destacado por adotar práticas modernas de ensino, alinhadas às necessidades de uma nova geração de estudantes.
“Aqui, o aluno não é espectador, ele é protagonista. E protagonismo não é aprender sozinho, é estar envolvido, fazer escolhas, experimentar, errar e aprender com intencionalidade. O aluno deixa de ser um receptor passivo e passa a ser agente ativo da construção do conhecimento”, explica Caroline Aguiar, diretora da escola, acrescentando que “até a estrutura da sala de aula foi pensada para estimular essa autonomia, com espaços que favorecem a interação, o movimento e a descoberta”.
A proposta da Escola Canadense de Belém se baseia em metodologias ativas, como projetos interdisciplinares, aprendizagem investigativa e atividades mão na massa, respeitando o tempo e o ritmo de cada estudante. O inglês, presente em toda a rotina escolar desde a Educação Infantil, é incorporado de forma natural, por meio de vivências significativas como jogos, músicas, histórias e experimentações.
Segundo Caroline, quando a criança se sente parte do processo e percebe utilidade no que aprende, o envolvimento aumenta e os resultados também. “O protagonismo do aluno é um reflexo da forma como acreditamos que se aprende: com envolvimento, curiosidade, participação e propósito. Nossas crianças são ouvidas, respeitadas e estimuladas a refletir sobre o que vivem. Isso torna o aprendizado muito mais significativo. Além do conteúdo, desenvolvemos autonomia, criatividade e pensamento crítico. Essas são habilidades essenciais para o século XXI, e precisam ser cultivadas desde cedo”.
A escola ainda reforça a parceria com as famílias, reconhecendo o papel essencial dos responsáveis nesse processo. Acompanhamento próximo, espaços de escuta e participação ativa dos pais fazem parte da rotina, fortalecendo os vínculos e o apoio à criança em casa e na escola.
A abordagem da Escola Canadense de Belém está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe o desenvolvimento de competências para o século XXI. Ao promover um ambiente em que o aluno experimenta, participa e constrói seu próprio conhecimento, a escola prepara crianças e jovens não apenas para provas, mas para tomar decisões, dialogar, empreender ideias e agir com responsabilidade no mundo.