Saberes Ancestrais
Sob o tema “Encontro de Saberes Ancestrais e Contemporâneos no Coração da Amazônia”, o XI Congresso Brasileiro de Herpetologia promete reunir acadêmicos, povos tradicionais e tomadores de decisão para debater a importância da herpetofauna (anfíbios e répteis) brasileira em suas múltiplas dimensões. O Congresso abordará a herpetologia como um campo interdisciplinar, conectando conhecimentos científicos e tradicionais em áreas como Conservação, Ecologia, Biotecnologia e Saúde Pública, Etnobiologia e Educação Ambiental, Taxonomia e Biogeografia.
Em um momento crítico para a biodiversidade global, o congresso visa ampliar as discussões sobre a relação entre seres humanos e natureza, destacando o papel estratégico da Amazônia no equilíbrio climático e ecológico do planeta.
Manaus: Ciência e Cultura no Coração da Floresta
Como maior cidade e importante centro científico da região Norte, Manaus oferece o cenário ideal para este encontro, combinando pesquisa de ponta, diversidade cultural e desafios urbanos em meio à maior floresta tropical do mundo.
Segundo Kelly Torralvo, pesquisadora titular do Instituto Mamirauá, "a realização do congresso na cidade de Manaus é uma oportunidade de colocar as pesquisas produzidas na região Norte em destaque, principalmente porque aumenta a participação de quem atua por aqui. Além disso, possibilita o protagonismo e visibilidade das instituições Amazônicas, como é o caso do Instituto Mamirauá, parceiro do evento".
O congresso será uma oportunidade única para apresentar pesquisas e participar de simpósios e mesas-redondas com herpetólogos do Brasil e do mundo, além de fortalecer redes de colaboração em conservação. As inscrições podem ser feitas pelo site do congresso neste LINK