Transformação social
Quase cinco mil escolas em 780 municípios de 15 estados brasileiros já foram beneficiadas com um dos maiores programas de educação do país, A União Faz a Vida, que celebra três décadas este ano, com mais de 250 mil profissionais da educação e 5,3 milhões de estudantes beneficiados. Desenvolvido pela Fundação Sicredi, o programa apoia as escolas no desafio de romper com a lógica tradicional da educação e potencializar a cooperação e a cidadania entre os estudantes, por meio de uma metodologia própria, baseada em projetos.
Essa metodologia propõe que a turma de estudantes realize uma expedição em um território que pode ser físico, como uma praça, uma loja, um parque, ou mesmo um ambiente virtual, como um filme ou um livro. Os alunos pesquisam, entrevistam, exploram para responder a uma pergunta proposta pelo educador e, a partir desse processo, desenvolvem projetos com base nas suas curiosidades e utilizando diferentes conteúdos escolares, fomentados pela mediação do educador.
A metodologia se sustenta por uma rede de compromisso que envolve colaboradores, educadores, assessorias pedagógicas, gestores das cooperativas, estudantes e parceiros institucionais, como secretarias de educação e organizações da sociedade civil. Dessa forma o programa conecta escolas, comunidades e famílias em torno de uma educação transformadora, que forma cidadãos críticos, participativos e conscientes do seu papel na sociedade. Inspirado em experiências internacionais e adaptado à realidade brasileira, nasceu no município de Santo Cristo (RS) e, ao longo dos anos se consolidou como referência em educação cooperativa e cidadania.
Desde 2018, Maíla Aguiar, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Rutilene Melo, em Santarém, no oeste do Pará, trabalha com o programa que conheceu através das formações iniciais. Ela conta que o impacto do PUVF é muito abrangente e faz a diferença não apenas na vida das crianças, mas na sociedade em geral. “Nós sempre nos sentimos assistidos pelo programa União Faz a Vida, principalmente no momento da pandemia, onde a assessoria pedagógica fez total diferença. Eram formações dinâmicas, de maneira que impactavam não só na nossa vida pessoal quanto na vida profissional. Hoje participar do programa União Faz a Vida significa fazer a diferença na vida das nossas crianças, levar impacto para a comunidade de um modo em geral, de maneira em que as mudanças de comportamento, elas acontecem através de práticas realizadas dentro do CMEI que trazem impacto na sociedade de um modo geral”, afirma a gestora.
Sob o lema “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as comemorações de aniversário reúnem diversas ações ao longo do ano. Uma delas é o concurso nacional “Qual nome é a minha cara?”, que convida as 4,9 mil escolas participantes a sugerirem um nome para a mascote do Programa — a Abelha, símbolo do espírito coletivo, da cooperação e da capacidade de transformar realidades. As inscrições ficam abertas até 10 de setembro e o nome vencedor será revelado em novembro durante o Summit de Cooperativismo da Fundação Sicredi, em um evento especial que celebrará oficialmente os 30 anos do Programa A União Faz a Vida.
Os 30 anos do Programa também foram lembrados durante três dias de atividades formativas, de 19 a 21 de agosto. O encontro, realizado em Cuiabá, reuniu colaboradores, professores e assessores pedagógicos de Mato Grosso e dos estados do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, para apresentar as novidades metodológicas e reforçar seu impacto social, promovendo diálogo, escuta e troca de experiências entre os educadores.
A analista de Responsabilidade Social da Fundação Sicredi, Suellen Lins, apresentou a nova coleção de materiais pedagógicos que será distribuída às escolas participantes no próximo ano. Desenvolvidos em parceria com gestores e assessores, os cadernos contemplam diferentes etapas e contextos escolares, com o objetivo de aproximar ainda mais a metodologia da realidade dos professores. O material também trouxe uma atualização dos valores ao Programa, que passam a ser diversidade, solidariedade, justiça, diálogo, cultura científica, integralidade e mobilização social. “A nova coleção foi pensada para dialogar melhor com o dia a dia das escolas e professores, trazendo ferramentas práticas para fortalecer a metodologia”, destaca Suellen.
O consultor de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Eber Ostemberg, participou do evento em Cuiabá e destacou como o programa transformou sua trajetória pessoal e profissional. A experiência com A União Faz a Vida o levou a seguir carreira na educação e até a tatuar a abelha mascote como símbolo desse compromisso. “O programa me mostrou que o aprendizado acontece em qualquer lugar e que realmente é preciso uma comunidade inteira para educar uma criança, como diz o provérbio Ubuntu. Essa vivência mudou minha forma de ver o mundo e me fez compreender o poder da educação. Se não fosse A União Faz a Vida, eu não sei onde estaria hoje”, conta.
A gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk Romio, destaca que o programa reafirma o compromisso do Sicredi com os princípios cooperativistas, especialmente ‘Interesse pela Comunidade’ e ‘Educação, Formação e Informação’. Para saber mais sobre o PUFV basta acessar https://auniaofazavida.com.br.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.