Educação
Belém, 7 de outubro de 2025 – Transformar a sala de aula em palco de reflexão crítica e expressão artística. É com essa proposta inovadora que o projeto “Música na Escola” vem conquistando estudantes, educadores e toda a comunidade. Idealizado dentro da disciplina de Sociologia pelo professor John Souza, o projeto une conhecimento científico e filosófico à prática artística, envolvendo música, teatro e dança para provocar debates sobre sociedade, cultura e cidadania.
O trabalho, que se inicia com estudos em sala de aula, ganha corpo nos ensaios teatrais e musicais e culmina em apresentações em escolas, teatros e espaços públicos. O público é convidado a mergulhar na arte de reflexão crítica da Banda Rebarbads, composta por alunos do ensino fundamental, EJAI e ex-alunos, que interpretam temas como amor, preconceito, intolerância, inclusão, diversidade cultural, preservação ambiental e identidade cultural.
Reconhecido pelo impacto social e educacional, o projeto foi convidado a se apresentar fora de Belém em uma ocasião especial: as comemorações dos 247 anos da Vila Quilombola de Joana Perez, em Baião, nos dias 24 e 25 de outubro. Diferente das apresentações tradicionais, estas terão caráter singular, aproximando os participantes da realidade empírica e histórica do quilombo – herança direta do período de 380 anos de escravidão no Brasil.
“Será uma experiência única, onde a teoria aprendida em sala de aula se encontra com a prática e a vivência real de uma comunidade quilombola. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre ancestralidade, cultura, relações sociais e meio ambiente de maneira intensa e transformadora”, explica John Souza.
Mais do que música e teatro, o projeto proporciona um aprendizado que transcende os livros, aproximando os jovens de suas raízes culturais e contribuindo para a formação humana, social e profissional de cada participante. Para a Vila Quilombola de Joana Perez, a chegada do projeto representa também uma celebração de sua história, identidade e resistência.
Ao unir educação, arte e cidadania, o “Música na Escola” reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e equânime, tornando-se mais do que um projeto escolar: uma referência de educação transformadora e de valorização da diversidade cultural brasileira.