Fé e cuidado
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa e cultural que reúne milhões de pessoas anualmente na cidade de Belém com o objetivo de partilhar da fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. A Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos da capital, atuará em todas as procissões com mais de 2 mil colaboradores e em operações coordenadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Sezel (Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana). Nesse contexto, para além das ações já planejadas, a companhia também compartilha dicas de como manter a higiene e organização de Belém.
Em 2024, a Ciclus Amazônia coletou mais de mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares e resíduos inertes, além de mais de cem toneladas de recicláveis apenas durante a Trasladação e na Grande Procissão. Para este ano, as expectativas seguem ainda maiores e a empresa estará presente em todas as romarias, garantindo atendimento eficiente e segurança aos promesseiros.
Para toda a população, as principais orientações da companhia são:
Levar garrafa de água reutilizável para evitar o uso de copos descartáveis;
Evitar embalagens plásticas ou descartáveis e, se for inevitável, descartar em recipientes de recicláveis;
Ter atenção redobrada com vidros ou objetos cortantes pelo chão e embalar antes do descarte para evitar acidentes;
Jogar o lixo em lixeiras fixas e ecopontos para coleta seletiva;
Manter portas e janelas fechadas, se forem realizados serviços de limpeza e lavagem das ruas;
Notificar equipes de limpeza pela cidade para avisar sobre pontos de descarte irregular.
As procissões oficiais do Círio de Nazaré totalizam 354 quilômetros de extensão e serão totalmente cobertas pela empresa, que intensificará o trabalho com a inclusão de 10 novos caminhões coletores, bem como veículos de apoio, varredeiras e caminhões pipa. Também serão instaladas na Praça Santuário, local de relevância máxima para a Grande Procissão, 10 big bags para depósito de materiais recicláveis como papéis, plásticos, metais e vidros.
Em conexão com o tema do Círio “Maria, mãe e rainha de toda a criação”, o plano de atuação da Ciclus Amazônia incentiva a reflexão sobre a importância de cuidar do meio ambiente e da sustentabilidade. “O Círio é uma celebração de fé, mas também de cuidado coletivo. Cada romeiro que preserva o espaço por onde passa contribui para manter viva a beleza da cidade e o espírito de solidariedade que o Círio inspira. A Ciclus Amazônia está presente para apoiar esse esforço, com equipes dedicadas e tecnologia de ponta, garantindo que a fé caminhe lado a lado com a sustentabilidade”, afirma Bruno Muehlbauer, diretor-presidente de Resíduos da Ciclus Ambiental.
Sobre a CICLUS AMAZÔNIA
A CICLUS AMAZÔNIA, empresa da Ciclus Ambiental, pertencente ao Grupo Simpar, é responsável pela gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Belém (PA). Realiza a coleta, varrição, destinação ambientalmente correta, implantação de ecopontos e locais de entrega voluntária, a recuperação do Aurá, a inserção sustentável de catadores, a implantação de estação de transferência de resíduos (ETR) e a implantação de uma nova central de tratamento e valorização ambiental de resíduos (CTR). A concessão terá duração de 30 anos e receberá investimento da ordem de R$ 900 milhões. Na prestação dos serviços, 2.500 colaboradores têm atuado com o suporte de 290 equipamentos dedicados a todos os serviços, os quais foram disponibilizados desde o primeiro dia do contrato.