Amazônia
A culinária paraense está cada vez mais em evidência e o mundo tem voltado os olhos para Belém, que receberá a COP 30, e já vive um aquecimento intenso de turismo e eventos ao longo do ano. Ingredientes típicos como jambu, tucupi, castanha-do-pará e filhote têm conquistado não apenas o paladar dos visitantes, mas também as redes sociais, impulsionados por influenciadores que ajudam a divulgar os sabores únicos da Amazônia.
Entre os pontos que simbolizam essa valorização da gastronomia regional está o Restaurante Engenho, em Belém, que possui entre as suas características a valorização da culinária regional. Para o gerente Mateus Ribeiro, o momento é de celebrar o protagonismo da cozinha paraense e ampliar o alcance de seus ingredientes.
“Muito antes desse momento em que o Pará vive um destaque nacional e internacional por conta da COP 30, o jambu, o tucupi e o filhote já eram nossos carros-chefes. Sempre acreditamos na força desses sabores, e agora nossa missão é fazer com que mais pessoas conheçam, provem e se deixem conquistar pela riqueza da culinária amazônica”, explica Mateus.
No Engenho, o jambu aparece em pratos consagrados como o Filhote Nadador e o Camarão Amazônico, além de estar presente também em uma das bebidas mais pedidas da casa: a Jambucana, cachaça de marca própria feita com a erva.
A força da culinária amazônica também tem encontrado nas redes sociais aliados importantes. A influenciadora Aritana Varney, que possui mais de 99 mil seguidores, e tem o seu nicho na gastronomia, destaca como a sua audiência se conecta com a culinária amazônica.
“A maior parte do meu público é de Belém e Ananindeua, mas também tenho muita visibilidade em São Paulo, Curitiba e Penha. O que mais chama a atenção são os sabores e aromas, um privilégio que temos diariamente na nossa mesa, e que o mundo aprendeu a apreciar, valorizar e amar também! Peixes, frutas, temperos. Por isso que já dizia a música: ‘quem vai ao Pará, parou! Tomou açaí, ficou!’, o que é exatamente o meu caso, que não sou paraense mas não resisti ao sabor inigualável daqui e nunca mais fui embora”, destaca.
O influenciador Ronaldy Silva, que tem mais de 55 mil seguidores, também acredita na força da culinária regional em seu perfil e conta como os produtores de conteúdo ajudam nessa divulgação.
“Acredito que a produção de conteúdo tem se tornado cada vez mais indispensável para as pessoas decidirem o ‘rolê de fim de semana’, tanto que, existem pessoas que dificilmente visitam um restaurante novo se não tem um review dele publicado, ou então se ele não tem um Instagram atraente. Se fazer presente nas redes sociais, tanto no seu próprio perfil, quanto pelos olhos de influenciadores gastronômicos, deixou de ser um luxo, e tem se tornado uma forma de se diferenciar do concorrente que não faz isso”, finaliza.