ENTRETENIMENTO
Belém será palco de uma noite memorável para a música clássica no dia 7 de novembro, quando a Orquestra Jovem Vale Música sobe ao palco da casa de shows da capital paraense, Theatro da Paz, sob a regência do maestro Renan Cardoso. Os portões serão abertos às 19h e não haverá retirada de ingressos antecipada. A entrada será gratuita até a lotação completa do espaço. O show começa às 20h.
A apresentação tem como objetivo valorizar não apenas o desenvolvimento artístico dos jovens talentos do Vale Música Belém, mas conduzir o público numa viagem pelos grandes sucessos da música de concerto mundial. No repertório estão peças como a Abertura da ópera Carmen (Georges Bizet); Alvorada, da ópera O Escravo (Carlos Gomes); Abertura de O Barbeiro de Sevilha (Gioachino Rossini); Abertura de William Tell - título original em francês Guillaume Tell - (Gioachino Rossini); Dança Eslava nº 8, Op. 46 (Antonín Dvorák) e Bachianas Brasileiras nº 4 "Canto do Sertão" (Heitor Villa-Lobos).
O concerto representa uma excelente oportunidade para a comunidade prestigiar a nova geração de músicos clássicos da cidade, incentivando a ampliação do acesso à cultura e sua valorização. “É uma grande satisfação para a Orquestra Jovem retornar ao palco do Theatro da Paz para mais um grande concerto. Eu gostaria de convidar o público a vivenciar conosco a energia e a paixão da música orquestral”, destaca o maestro Renan Cardoso.
Desenvolvido pela Fundação Amazônia da Música (FAM) e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2004, o Vale Música Belém “comemora 21 anos de atuação e representa um pilar na transformação de vidas por meio da música, oferecendo educação musical de alta qualidade e inúmeras oportunidades de profissionalização musical. Esta apresentação não apenas celebra a excelência musical de nossos jovens talentos, mas também sublinha a extrema relevância social do projeto para a comunidade”, comemora a coordenadora técnica e artística do projeto, Marília Caputo.
Para ela, o concerto acontece em um momento muito importante, coincidindo com o período em que chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais estarão em Belém reunidos para a Cúpula do Clima. “Temos uma oportunidade ímpar de ampliar a visibilidade dessa apresentação, aproveitando a atenção voltada à região, e para que o público da nossa capital, mais uma vez, prestigie nosso trabalho. É com grande satisfação que o projeto coloca a cultura e a educação paraense no centro da COP30, enfatizando a importância de investimentos sustentáveis tanto em potencial humano quanto na riqueza cultural da nossa região”, ressalta Caputo.
O Vale Música Belém atende cerca de 350 crianças e jovens e conta com a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doces, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara,?Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.
Sobre a Orquestra Jovem Vale Música
A Orquestra Jovem Vale Música foi criada em janeiro de 2010, como um dos resultados do Projeto Vale Música Belém, iniciativa que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os talentos do Vale Música já se apresentaram em importantes salas de concerto em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, São Luís e Fortaleza, além de parcerias com grandes solistas internacionais. A orquestra reúne jovens músicos de 13 a 29 anos de idade e tem como regente titular o maestro Renan Cardoso.
Serviço
Concerto da Orquestra Jovem Vale Música.
Dia 7/11 (sexta-feira), às 20h, no Theatro da Paz. Os portões serão abertos às 19h e não haverá retirada de ingressos antecipada. A entrada será livre até a lotação completa do espaço.