Evento
O Sesc preparou uma ampla programação para a COP30 em vários pontos de Belém (PA), com atividades gratuitas que celebram a cultura amazônica, a sustentabilidade, os negócios e o protagonismo das comunidades locais. As atividades acontecem entre 6 e 27 de novembro na Jambu Arena - Sesc Doca, no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso e no Sesc Casa de Artes Cênicas. A iniciativa é fruto de uma ação do Sistema Comércio, composto pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Para ter acesso às atividades do Sistema Comércio é preciso retirar o ingresso na plataforma EventMaster.
Mostrando a força da música paraense, a cantora Fafá de Belém se apresenta no primeiro dia da Conferência, dia 10, às 19h. Outros nomes consagrados do Pará como Dona Onete, Fruta Quente, Manoel Cordeiro, Reggae Town e Lia Sophia também se apresentarão, valorizando os ritmos e expressões culturais da região amazônica. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sistema Comércio com o Sistema Transporte.
No âmbito dos negócios sustentáveis, a Casa do Empresário transformará o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso em um verdadeiro hub de troca de experiências, reunindo empresários, empreendedores, investidores e parceiros estratégicos em torno de soluções ecoeficientes e práticas inovadoras. A Casa do Empresário foi pensada para mostrar soluções reais e aplicáveis aos negócios, abordando temas como Eficiência Energética e Inovação, Gestão de Resíduos e Economia Circular, Justiça Climática e ESG. As atividades ocorrerão todas as quartas-feiras, até o dia 21 de novembro.
O público também poderá acompanhar debates sobre sustentabilidade, com reflexões sobre meio ambiente, equidade racial e de gênero, e inovação social. Os painéis debaterão temas “Áreas Verdes como Estratégia de Enfrentamento às Mudanças Climáticas – Oportunidades e Desafios para o Setor Privado”; e “Diálogos Brasil, África do Sul e Quênia sobre Transição Justa e Reflorestamento”.
Os visitantes também poderão participar do Espaço Beleza Ancestral, voltado ao cuidado integral e à valorização das práticas tradicionais. No espaço, haverá oficina de automaquiagem, tranças e pintura corporal indígena, práticas integrativas e de relaxamento; jogos e outras atividades.
Na área de gastronomia, haverá uma experiência voltada para os sabores regionais. O Coletivo das Tacacazeiras levará pratos típicos do Pará e da culinária amazônica ao público, como o tacacá, arroz paraense, varuçoba e vataçoba. Também haverá degustação de bebidas autorais com ingredientes da região, como cupuaçu.
Em meio às dezenas de atrações, o programa Sesc Mesa Brasil vai reforçar a importância da segurança alimentar e do combate ao desperdício de alimentos, com ações educativas e de mobilização social. O programa foi selecionado para participar da Green Zone da COP30 com a apresentação de um painel com o tema “Da fome ao clima: o papel do banco de alimentos na redução do desperdício e seus impactos na ação climática sustentável”. Além disso, haverá a Ocupação Sesc Mesa Brasil, com a Aula Show “Aproveitamento Integral de Alimentos”, com Jane Glébia; e o lançamento do livro digital “Floresta na Mesa – Cozinha sem Desperdício”.
“A presença do Sesc na COP30 reflete o compromisso histórico do Sistema Comércio com a promoção da cultura e da sustentabilidade. Queremos oferecer experiências que sensibilizem o público para os desafios ambientais, ao mesmo tempo em que valorizamos o patrimônio cultural e os saberes das comunidades amazônicas. Nossa programação busca alcançar tanto quem frequenta o Sesc como empresários que contribuem para o Sistema Comércio – porque essa é uma pauta de toda a sociedade”, destaca José Carlos Cirilo, Diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.