Sustentabilidade
A COP 30 já começou em Belém, e reúne lideranças nacionais e internacionais para discutir caminhos que fortaleçam a transição energética, além da agenda climática global. Nesse cenário, o Simineral participa ativamente da programação, contribuindo com análises qualificadas sobre o papel estratégico do Pará na economia verde e na consolidação de tecnologias sustentáveis.
O Simineral marcou presença no Painel FIEPA – “Minerais Estratégicos: da Extração Sustentável à Geração de Valor”, realizado na Blue Zone da COP 30. A representação institucional contou com a participação do presidente do Simineral, Anderson Baranov, e do diretor executivo, Emerson Rocha.
Durante o debate, foram abordadas as contribuições do setor mineral para a transição energética, o avanço tecnológico das operações e o fortalecimento de cadeias produtivas baseadas em minerais essenciais para soluções de baixo carbono. A participação reforça o compromisso do Simineral com agendas globais que valorizam inovação, sustentabilidade e desenvolvimento responsável da atividade mineral na Amazônia.
“O mundo caminha para uma economia de baixo carbono, e o Pará está no centro dessa transformação. Somos produtores de minerais essenciais para a transição energética e trabalhamos continuamente para que essa produção esteja alinhada aos princípios de inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental”, afirma Anderson Baranov, presidente do Simineral e CEO da Norsk Hydro Brasil.
Para Emerson Rocha, diretor executivo do Simineral, este é um momento decisivo para fortalecer alianças e ampliar a visibilidade das iniciativas desenvolvidas no estado. “A COP 30 evidencia o quanto o Pará já integra a agenda da economia verde. Nosso foco é fortalecer parcerias, estimular inovação e contribuir para um desenvolvimento regional estruturado. A Amazônia é floresta e gente em pé e isso significa promover oportunidades, conhecimento e qualidade de vida para quem vive aqui, com atividades econômicas responsáveis e capazes de gerar valor para o território”.