Leilão
Coincidindo com à COP30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a Jaguar Parade Belém dá início, nesta quarta-feira, 12, ao leilão beneficente online das esculturas de onças-pintadas que coloriram a cidade desde o dia 25 de outubro e seguem em exposição até o dia 30. Com lances iniciais a partir de R$5 mil, o público pode participar pela plataforma iArremate até o dia 1º de dezembro.
Parte essencial da exposição internacional, o leilão destina toda a arrecadação a instituições que atuam na conservação da onça-pintada e de seu habitat natural, entre elas a Onçafari, Panthera, AMPARA Silvestre, SOS Pantanal, Instituto Libio, Instituto Peabiru e o Brazil Norway Biodiversity Research Consortium (BRC). Realizada em meio à COP30, a Jaguar Parade Belém transformou a capital paraense em uma grande galeria a céu aberto, com 52 esculturas criadas por artistas brasileiros e internacionais em uma celebração da arte e da biodiversidade amazônica.
Exposição
A Jaguar Parade reforça o protagonismo de Belém como capital da COP30, ampliando o alcance de uma mensagem global em defesa da biodiversidade. A mostra reúne 52 esculturas de onças-pintadas espalhadas por pontos turísticos da cidade. Destas, 42 foram criadas por artistas plásticos paraenses, duas vieram do Maranhão e as demais integram edições anteriores realizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Nova York, Cali e Paris, em 2024.
Com curadoria de Vânia Leal, a Jaguar Parade Belém também destaca o protagonismo feminino amazônico. As madrinhas desta edição, Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira, se uniram em torno da preservação do animal símbolo da fauna brasileira, da defesa da floresta e das espécies que dela dependem. Elas convidam o público a redescobrir a cidade sob o olhar da arte e da conservação ambiental.
Saiba mais
A exposição Jaguar Parade Belém 2025 é apresentada pela ISA Energia Brasil, com patrocínio premium de Itaú, BTG Pactual, Hydro, Suzano e Fairfax Seguros. Conta ainda com patrocínio diamante de Tintas Sherwin-Williams, Consigaz, Premier Pet, BRQ Sotreq e Marfrig BRF. O projeto tem o apoio do Shopping Boulevard e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e é uma produção da Artery, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Rouanet.