Energias Renováveis
Painel discute sobre o papel das energias renováveis diante da transição energética
A programação aconteceu no pavilhão Brasil na Zona Verde da COP 30
Falar sobre transição energética é o primeiro passo para que alternativas mais sustentáveis ocupem os espaços na sociedade e nos meios de produção. Repensar a forma de consumir para diminuir a emissão de gases, promovendo um sistema energético mais limpo, essa foi a proposta do painel promovido pelo Banco do Brasil, no pavilhão Brasil, localizado na Zona Verde da COP 30 - espaço de debate aberto ao público. O painel encerrou a programação deste sábado, 15.
A paraense e estudante de engenharia elétrica, Laís Souza, prestigiou o painel e entende que esse tema ainda é pouco falado na sociedade, sobretudo nas periferias. “Esse tipo de diálogo é muito importante e o Banco do Brasil está de parabéns em promovê-lo. É a partir dele que novos hábitos de consumo sustentáveis são colocados em prática. É preciso pensar em alternativas e projetos que levem iniciativas sustentáveis para as periferias também.”
Entre os painelistas, Victoria Emília Neves - Gerente do Eixo Transição Energética, Industrial e Energética do Instituto Clima e Sociedade (ICS), falou sobre os desafios da transição energética para a sociedade civil. “Trazer esse diálogo para sociedade é fundamental. Então, eu já começo parabenizando o Banco do Brasil por essa iniciativa, sociabilizando a agenda de transição energética aqui no evento. Trazendo grandes empresas, como os Correios, por exemplo, que é uma entidade com grande capilaridade no Brasil, além da sociedade civil e do governo, ou seja, uma composição excelente.”
“A questão da transição energética perpassa por diferentes setores, econômico e social também. Acho que o grande recado aqui, foi o impacto social através da transição energética, inclusive com a intervenção do público que fez questão de participar. Dignidade e impacto econômico, acredito que esses são os principais pontos da transição energética”, ressaltou Leonardo Nitta - Gerente de Mercado de Carbono e Energia do BB.
Além dos dois especialistas já citados, também participaram do painel Moara Silva Morasche - Gerente de Estratégia Climática e Biodiversidade Axia Energia, Leandro Pereira - Diretor de Informações, Estudo e Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Renato Palhano - Gerente de Armazenamento de Energia da Petrobras e Daniela Amaroso - Superintendente de Governança dos Correios.