Parceria
A movimentação segue intensa na Zona Verde, da COP30. O espaço democrátido de discussão sobre mudanças climáticas, é aberto ao público e conta com programações que acontecem o dia todo. Na manhã deste sábado, 15, quem passou pelo stand do Banco do Brasil, pôde acompanhar o ato de solenização entre a Fundação Banco do Brasil, mulheres amazônidas e indígenas da etnia Kayapó.
O momento foi marcado por muita emoção. E foi assim, visivelmente emocionada, que Sílvia Mendonça, do projeto ‘Raízes Empreendedoras’ que atende mulheres urbanas, negras, no bairro da Terra Firme, na periferia de Belém, celebrou a assinatura. “Essa parceria vem para nos transformar, porque nos credencia e nos fortalece como projeto. E isso reflete nas mulheres que nós atendemos porque elas se sentem valorizadas. A parceria com o BB impacta diretamente na vida delas, afinal, todas são arrimo de família”, disse Silvia com olhos cheios de lágrimas. Atualmente, o projeto atende 20 famílias, que estão sendo fortalecidas pelo empreendedorismo, meio ambiente e empoderamento feminino.
Quilombola e moradora do município de Concórdia do Pará, Cecília Cordeiro, do projeto ‘Grupo de Mulheres Brasileiras’, também celebrou a parceria com a Fundação BB. O grupo atende atualmente 80 mulheres em situação de vulnerabilidade, e também vítimas de violência doméstica. “Eu tenho certeza que esse é só o começo de uma linda parceria. É uma parceria de muita potência e vem para nos trazer muitas possibilidades, ajudando as mulheres e, principalmente as mães solo que nós atendemos.” O projeto atende mulheres em Belém, Concórdia do Pará, Maracanã, Viseu e Santa Bárbara.
Também muito emocionado, o Cacique Betikre, da etnia Kayapó, povo indigena que habita a região do rio Xingu, na Amazônia. “Essa assinatura é um grande momento para nosso povo. “Esse recurso vem para resolver boa parte dos problemas da nossa comunidade, como o desmatamento próximo às terras indígenas, coibir as tentativas de invasão do nosso território”, falou o Cacique.
Fundação BB
A Fundação BB busca inspirar cada brasileiro a se tornar um agente de transformação da sociedade. Acredita na força do coletivo para encontrar soluções viáveis na superação dos desafios e promoção do desenvolvimento sustentável.