Desenvolvimento Sustentável
Foto: Divulgação
O Banco do Brasil e o WWF-Brasil firmaram um Memorando de Entendimento para promover iniciativas que integrem desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental dos biomas brasileiros. As instituições celebraram a colaboração no sábado, 15, no estande do BB na COP30, em Belém.
O acordo estabelece uma declaração de intenção para cooperação mútua em ações voltadas à sustentabilidade, inclusão produtiva e conservação ambiental. A colaboração prevê o fortalecimento das cadeias produtivas da sociobiodiversidade e da bioeconomia, ampliação do acesso ao crédito e assistência técnica, estímulo a práticas regenerativas na agropecuária, apoio a governança de projetos estratégicos e o incentivo à transparência em operações como o monitoramento do ouro.
Além disso, as instituições se comprometem a compartilhar informações, realizar capacitações, articular acordos e desenvolver soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico sustentável e inclusivo em biomas brasileiros.
“O acordo que anunciamos com o WWF-Brasil simboliza a continuidade e o fortalecimento de uma jornada que já ultrapassa uma década de colaboração. Ao longo desses anos, construímos resultados concretos, sólidos e duradouros, resultados que refletem compromisso, responsabilidade e, sobretudo, propósito”, comenta Gabriel Santamaria, gerente-geral de ASG do Banco do Brasil.
Para o diretor executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, “A colaboração com o BB é única pela forte conexão com as pessoas e pelo benefício direto ao meio ambiente. Nosso relacionamento está sendo renovado e esse trabalho conjunto, entre organizações tão diferentes - uma ONG ambientalista e um banco - nasce justamente nos pontos de sinergia, quando os objetivos convergem. Juntos, vamos criar e fortalecer as condições habilitantes para a regeneração de áreas degradadas e uma economia mais inclusiva com a participação das comunidades tradicionais.”
O BB possui um trabalho sólido com o WWF-Brasil, destacado pelo Programa Água Brasil (2010–2020), desenvolvido com a Fundação BB e a Agência Nacional de Águas. A iniciativa tornou-se referência na conservação de bacias hidrográficas e no uso responsável da água, com resultados expressivos em restauração ambiental, práticas agrícolas sustentáveis e melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas. O programa também influenciou a incorporação de critérios socioambientais nas políticas de crédito do BB, fortalecendo a gestão de risco hídrico e consolidando a sustentabilidade como pilar da instituição.