Arte e Clima
Trazendo como tema “Os 10 Anos do Acordo de Paris, balanço e perspectivas”, o encontro, que inicia às 16h, integra a programação da exposição “Clima: O Novo Anormal”, desenvolvida no âmbito da Temporada França-Brasil e montada na Galeria 3 do Centro Cultural Banco da Amazônia, como parte das ações paralelas da COP 30 em Belém.
O bate-papo reúne o físico Paulo Artaxo, um dos principais especialistas brasileiros em mudanças climáticas e integrante do IPCC; o jornalista Claudio Angelo, coordenador de políticas internacionais do Observatório do Clima e roteirista da exposição; e o climatólogo francês Jean Jouzel, referência mundial em estudos sobre paleoclima e ex-vice-presidente do Grupo de Trabalho Científico do IPCC. A mediação será da francesa Nadège Mézié, assessora internacional do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA), que atua na promoção da cooperação científica entre Brasil e França.
O encontro abordará os impactos das mudanças climáticas com foco na Amazônia, trazendo dados e perspectivas alinhadas ao debate global que movimenta a COP 30. A atividade é gratuita e integra o programa educativo da exposição, que segue aberta ao público.
“A ideia é ampliar os debates no contexto das ações da COP 30, contribuindo para o entendimento público sobre os desafios do aquecimento global”, destaca Patrícia Galvão, produtora da mostra.
Exposição
A exposição “Clima: O Novo Anormal” é realizada no âmbito da Temporada França-Brasil, com patrocínio master do Banco da Amazônia e patrocínio da Sanofi e Netshoes via Lei Rouanet. Conta com apoio técnico-científico do Observatório do Clima, que também auxilia na curadoria e conteúdo expositivo.
A mostra deriva da mostra “Urgence Climatique”, originalmente concebida pela Universcience, instituição pública francesa dedicada à divulgação da cultura científica, técnica e industrial, e exibida na Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris. No Brasil, a mostra tem direção e roteiro de Claudio Angelo e Fernando Meirelles. A visitação fica aberta até 8 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.